Skip to content

Como otimizar o desempenho de um SSD lento no Windows 10, 7 e 8? – Guia passo a passo

19 de abril de 2021

O espaço de armazenamento em um computador é um dos pontos mais importantes de um. Isso, a ponto de quanto mais espaço de armazenamento ele puder ter, o preço dele pode subir drasticamente, por isso devemos saber a capacidade de armazenamento do nosso pc.

A importância disso em si já levou a avanços nas formas de armazenamento das informações. Por muito tempo eles foram usados Discos rígidos tradicional, mas muitas vezes têm limitações em como o espaço é armazenado, como a ROM funciona ou certas ações são realizadas.

No entanto, hoje o melhor dos melhores é encontrado no SSD ou disco rígido de estado sólido. Esses discos rígidos não usam um disco magnético para armazenar as informações, mas uma memória não volátil semelhante à de um Pen drive. O melhor de tudo é que você pode instalar facilmente o disco rígido SSD no PC.

Em comparação com os discos rígidos tradicionais, há um aumento considerável na velocidade de um computador. Mas, é comum que com o tempo eles possam ficar um pouco lentos. Quando isso acontecer, você pode otimizá-lo seguindo o que vamos dizer a seguir.

O que você precisa saber antes

É possível que você tenha comprado um SSD, e este mesmo esteja dando alguns problemas. É comum que com certas partes de computadores você possa ter uma queda no desempenho, mas com a tecnologia que existe com SSDs não é algo muito comum.

Na verdade, é porque há muitas coisas que podem dar errado no funcionamento do seu computador. E embora sejam pequenos detalhesSe você cuidar deles, melhorará muito a vida útil do seu SSD.

Diante disso, se você tem o Windows 10, pode querer fazer algumas coisas antes de começar com as pequenas otimizações. A primeira é que você atualize o firmware do seu SSD para que ele funcione perfeitamente. Isso pode ser baixado do portal web do fabricante do mesmo.

E, por outro lado, você deve verificar a configuração do seu SSD no BIOS e mude para AHCI se estiver em SDI, que é um modo que pode afetar seriamente o desempenho geral do SSD, mesmo com a menor tarefa.

ssd na mesa

Executando otimizações

Agora que você tem um pouco mais de clareza sobre o que deve ser feito no Windows 10 para otimizar seu SSD, há outras otimizações que você pode fazer para melhorar o desempenho do SSD. Primeiro, podemos falar sobre hibernação.

Quando falamos sobre hibernação, estamos falando sobre uma maneira em que seu computador salva a última sessão para iniciá-la como está. Isso pode ser muito eficaz com um disco rígido normal, mas com um SSD você pode perder muito tempo da vida devido aos ciclos de escrevendo.

Neste caso, abra uma janela de comando e digite “Powercfg.exe / h desligado”, pressione Enter e pronto.

Por outro lado, é bom se livrar do Superfetch. Este é um processo pelo qual os programas são pré-carregados para que iniciem muito mais rápido. No entanto, ao usar um SSD, pode não ser tão bom porque ciclos de gravação são usados ​​e também salva RAM em nosso computador.

Para poder remover o Superfetch, vá diretamente para o menu iniciar e digite “Serviços”. Aqui você deve executar como administrador e procurar a opção “Superfetch”Para desativá-lo.

Quando se trata de salvar ciclos de gravação, também é uma boa ideia desabilitar a indexação de unidade. armazenar. É realmente fácil de fazer; apenas vá para Minha equipe, e onde seu SSD aparece, clique com o botão direito e insira suas propriedades. Em seguida, basta desmarcar a caixa inferior que fala sobre indexação de unidade.