Skip to content

Como saber o IMEI do seu celular e detectar se ele é reportado como roubado

14 de maio de 2021

Infelizmente, o furto ainda está muito presente, sendo os motivos dos principais afetados nestas práticas negativas. sim você acha que seu dispositivo foi roubado, então você deve ler nosso guia sobre como saber o IMEI do seu celular e detectar se ele é reportado como furtado.

Certamente para evitar ser roubado ou saber a localização de um Celular, o melhor é aprender a encontrar o celular se ele estiver desligado, mas o que acontece se ele vender um aparelho e você achar que foi roubado? Para isso é necessário conhecer o IMEI do celular.

Verificando nosso IMEI é possível concluir se um dispositivo foi roubado ou não. Por meio do guia a seguir, descreveremos algumas medidas que você pode tomar para verifique o seu IMEI e verificar se o celular foi roubado ou não.

O que é IMEI e como conhecê-lo para verificar se é reportado como furto?

O IMEI seria o equivalente a um carteira de identidade para nossos celulares, cada um deles tem um que o identifica do resto dos dispositivos. Mesmo aqueles celulares que permitem que você tenha duas linhas, geralmente também têm dois IMEIs.

Verificar o nosso IMEI é muito simples, você pode fazer isso olhando diretamente para a integridade do seu celular, já que muitas vezes estão impressos no verso ou atrás da bateria. Por outro lado, você também pode corroborar usando o seguinte método:

  1. Acesse as opções de discagem do seu celular.
  2. Escreva o seguinte código * # 06 #.
  3. Após fazer isso, o (s) IMEI (s) do seu celular serão exibidos na tela.

Claro, o método anterior requer que seu dispositivo esteja ligado e funcionando, mas se não, o que você faz? Não se preocupe, é possível obter seu IMEI se o telefone estiver desligado ou se você não o tiver por perto.

Como saber o IMEI do seu celular e detectar se ele é reportado como roubado

Existem várias maneiras de deduzir se um telefone celular foi roubado, todos eles comprometem o IMEI do aparelho. Leia as seguintes informações e leve-as em consideração se você suspeitar que tem um celular roubado em sua posse:

Serviço de chamada bloqueado e relatórios com a operadora

Uma das maneiras mais simples e eficazes de confirmar se um celular está bloqueado é verificando se a rede telefônica funciona normalmente. Caso você não consiga fazer ou receber ligações com o seu celular, é bem possível que o aparelho esteja bloqueado.

Esse método não é totalmente à prova de falhas, pois podem ocorrer certas circunstâncias que não permitem fazer ou receber chamadas. Por esta razão, nós altamente recomendamos ligue para sua operadora e peça que eles verifiquem diretamente o IMEI em seus sistemas.

Os operadores têm acesso a um banco de dados global, com o qual poderão corroborar se um dispositivo aparece em uma lista de telefones roubados ou se é denunciado. Este processo é efectuado justamente com o IMEI do telemóvel, que poderá disponibilizar seguindo os passos que referimos anteriormente.

Por outro lado, especificamente para dispositivos da marca Apple, você pode saber se o iPhone está bloqueado por IMEI ou iCloud, algo que você deve tentar ser o dono de um celular desta marca.

Sempre relatar

Não importa se você foi vítima de um golpista ou se seu celular foi roubado, a melhor coisa é que faça a reclamação oportuna. Se o Apple iPhone roubado for roubado, é necessário bloquear o Apple iPhone roubado por IMEI, por este motivo, informar imediatamente a sua operadora da perda, pois desta forma ela irá inserir o IMEI do seu telemóvel na sua base de dados, que irá permitir que seja localizado em muitos casos.

Por outro lado, se eles vendessem a você um celular roubadoAo relatar este caso, as operadoras podem entrar em contato com os órgãos oficiais e tentar solucionar o problema. Da mesma forma, não tenha medo de denunciar a pessoa que lhe vendeu o dito celular.

Verifique o IMEI digital para ver se ele foi relatado como roubado

Hoje a maioria dos celulares tem o IMEI impresso diretamente no aparelho ou nas caixas originais. Comparando o IMEI apresentar digitalmente, com aquele fornecido diretamente no celular ou na caixa, você pode corroborar se um celular é roubado ou não. Se o IMEI for diferente, é mais provável que o celular tenha sido roubado.