Skip to content

Como ligar e programar tiras de LED com o Arduino facilmente

26 de abril de 2021

A ideia de programar tiras de Led com Arduino cresceu ao longo do tempo devido ao aumento maciço no uso de iluminação LED. Essa mudança radical no uso das faixas de Led ou na iluminação que envolve essas lâmpadas é produto de fatores de produção; uma vez que são mais baratos de produzir e também consomem menos energia.

Portanto, o uso de lâmpadas Led garante economia de energia, maior segurança, acessibilidade econômica e excelente desempenho com amplas faixas em sua iluminação. É por isso que programar tiras de Led com Arduino para qualquer função é importante hoje para fortalecer o desenvolvimento de um projeto; tanto a nível profissional como pessoal.

Conexão para ligar e programar faixas de Led com Arduino

No início, para realizar bem a programação de faixas de Led com Arduino, é necessário conhecer a definição de Arduino e sua utilidade. Este dispositivo foi criado para tornar mais fácil para qualquer programador uso interativo de qualquer banco de dados eletrônico para o desenvolvimento de projetos em níveis básicos; como alunos ou profissionais implantados na área de trabalho.

Um Arduino é caracterizado por ser um placa de código aberto capaz de ser programado através de um software próprio desenvolvido para este dispositivo. Acesse sua página oficial para baixar o software Arduino Ide e comece a programar faixas de Led com Arduino seguindo os seguintes passos:

Conexão

Como primeiro passo para programar faixas de Led com Arduino, você deve fazer a conexão física relevante entre o Arduino e as tiras de Led a serem usadas. Essas tiras têm 3 pinos marcados com os seguintes indicadores:

  • 5 V
  • GND
  • Din (pinos de dados)

É importante levar em consideração a quantidade de faixas de led que se deseja conectar, uma vez que o consumo de energia de cada faixa é de cerca de 60 mA; onde ele contém 3 LEDs brancos que consomem individualmente 20 mA com brilho total, portanto, com um Arduino você pode ligar 5 faixas de LED; já que este dispositivo fornece uma alimentação de 5 V e cerca de 300 mA.

Esses Arduinos requerem uma fonte externa de 5 V, que geralmente é A energia necessária é obtida conectando o cabo USB ao computador. Com ele garantimos a alimentação tanto do Arduino quanto do circuito de led strip onde será conectado um cabo; Do pino 5V do Arduino ao pino 5V da faixa de led, esta ação é repetida para o pino GND do Arduino para o pino GND da faixa de led.

Uma vez feita a conexão pertinente para alimentar as tiras de LED a serem programadas, um terceiro fio será conectado com uma resistência de 470 Ω inserida; que representará o Pin de dados que será responsável por enviar informações entre o Arduino e a faixa de Led para que ao programar as tiras de Led atendem ao objetivo de ativá-las.

Programação para acender tiras de Led com Arduino

Considerado como um microprocessador como alternativa para controlar dispositivos, o Arduino possui o características necessárias para controlar um circuito eletrônico; cujo objetivo principal é gerenciar um sistema de atuadores para colocá-los em funcionamento, como é o caso das fitas de Led.

Existem também dispositivos como o Raspberry pi como uma ferramenta poderosa para substituir o Arduino que possui recursos mais avançados, ideal para projetos mais exigentes. Mas, para este caso particular, vamos nos concentrar na programação de faixas de Led com Arduino e vamos realizar este trabalho da seguinte forma:

  • Baixe e abra o software Arduino IDE no seu computador para programar o dispositivo.
  • Existem bibliotecas que ajudam muito na tarefa de programar a tira de Led, mais conhecida como biblioteca de neopixel da Adafruit, muito fácil de manusear até para iniciantes.
  • Com esta biblioteca apenas você precisará carregar os exemplos que ele contém e você poderá observar os efeitos da luz.
  • Para carregar uma biblioteca no software IDE, faça o seguinte:
  1. Vá para o menu “Programa”
  2. Clique na opção “Incluir biblioteca”
  3. A seguir clique na opção “Gerenciar biblioteca”
  4. Será aberta uma janela onde será pesquisada a biblioteca para programar as fitas de Led para finalmente carregá-las no software.
  • A biblioteca possui a seguinte programação:

visualização do código de programação para a placa arduino

  • O código inicial não pode ser usado mesmo até que você configure o número de LEDs em sua faixa, isso é modificado na linha:
  1. #define PIXEL_COUNT 16 (neste exemplo está configurado para 16 LEDs)
  2. Em seguida, configure o pino de dados a ser usado no Arduino para programar as faixas de LED na seguinte linha:
  3. #define PIXEL_PIN 6 (para este exemplo, ele está configurado para usar o pino 6 do Arduino)

Concluindo essas etapas simples, agora você terá à sua disposição um sistema funcional de fitas de led que pode ser concluído adicionando um botão, se desejado; para variar o efeito de iluminação com cada pulso através do botão.