A razão pela qual a framboesa é tão popular é por causa de sua versatilidade. Seus usos são múltiplos e podem ser desde um console de videogame retrô portátil até um servidor multimídia em casa. Você também pode instalar um sistema operacional popular como o Windows no Raspberry para usá-lo como um computador.
UMA A framboesa pode ser comprada a preços muito razoáveis no mercado e embora não seja um computador completo devido aos seus recursos limitados. É compatível com todos os recursos necessários para que funcione como está, com o software certo.
Requisitos
As versões mais recentes do Raspberry Pi incluem Bluetooth e WiFi, portas USB e uma porta HDMI para conectar todos os componentes necessários. Devido ao seu pequeno tamanho usa um MicroSD para armazenar informações e é exatamente o que será usado para instalar o sistema operacional.
- Raspberry Pi 4 (ou versões recentes)
- Micro USB
- Cartão SD de classe 10 (de preferência 32 GB ou 64 GB)
- Teclado USB
- Mouse USB
- Monitor (com conector HDMI)
Sistemas operacionais que podem ser instalados
- Windows 10 loT Core
- Ubuntu MATE
- Snappy Ubuntu
- RISC OS
- PiNet
- OSMC
Preparando o sistema operacional
Primeiro você tem que preparar cartão SD com um formato anterior. Você pode usar um aplicativo de terceiros, como o Memory Card Formatter, que está disponível para Mac e Windows. Se você tiver Linux, pode formatar o cartão SD usando comandos.
Como instalar um sistema operacional no Raspberry Pi
Agora com todos os implementos necessários, é hora de instalar o sistema operacional do Raspberry. Você não precisa ser um especialista para saber que se precisaremos da ajuda de nosso amigo NOOBS.
Baixar NOOBS
Suas siglas significam Novo software pronto para uso e para os que se relacionam com o termo, a palavra também significa alguém com pouca ou nenhuma experiência. É um assistente de instalação de sistema operacional, especializado para Raspberry, para pessoas com pouca experiência.
Existem duas versões do NOOBS. A versão padrão tem Raspbian pré-instalado com um selecione o grupo de sistemas operacionais projetado para a versão Raspberry e Lite que não inclui Raspbian e tem apenas o sistema operacional que você escolheu para instalar.
A versão Lite é mais leve e rápida, Mas se você está planejando usar o Raspbian, é melhor escolher a versão padrão. Baixe do site oficial e ao final terá um único arquivo no formato .ZIP.
Descompacte o arquivo e copie os arquivos e pastas para o cartão SD. Você deve primeiro formatar o cartão SD para evitar qualquer tipo de inconveniente.
Comece a instalação no Raspberry
Conecte todos os componentes ao Raspberry Pi e insira o cartão SD. Assim que o monitor, o mouse e o teclado estiverem conectados, ligamos o Raspberry. Na inicialização, ele deve iniciar automaticamente o assistente NOOBS.
A primeira coisa mostrada é um lista de todos os sistemas operacionais que você pode instalar. Junto com as configurações de teclado e idioma.
A seleção de cada sistema operacional exibe uma breve descrição dele. Embora o mais recomendado seja investigue antes de instalar como cada um funciona para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.
Depois de escolher o sistema operacional, você deve conecte-se à rede WiFi para baixá-lo. Selecione a rede WiFi e, na lista de conexões disponíveis, selecione a sua. Existem algumas versões do Raspberry que incluem uma porta Ethernet para se conectar diretamente ao roteador via cabo.
aperte o Botão de instalação para iniciar o download e a instalação. Uma mensagem de aviso é exibida para verificar se tudo está selecionado corretamente. Confirme a instalação e espere que tudo seja instalado automaticamente.
Configure o sistema operacional
Quando o processo de instalação é concluído, o Raspberry deve reiniciar sozinho. No momento em que começa, a configuração do sistema começa. Adicione informações básicas como idioma, fuso horário, nome e rede. Ao final você poderá utilizar o Raspberry como mais um computador em sua casa.