Skip to content

Como instalar o ‘Packet Tracer’ no meu servidor Ubuntu? – Fontes e Processo

20 de janeiro de 2022

No que diz respeito às redes, sempre precisaremos de ajuda para gerenciá-las de forma eficaz, e isso porque devemos funcionar de maneira eficaz e alcançar a conexão que queremos alcançar. O Packet Tracer foi desenvolvido com o propósito de ser uma simulação de rede, para gerenciar nossa interação.

E é que gerenciar e configurar redes no caso do Ubuntu já se torna normal, embora um pouco complicado, e precisamos de ajuda para que todos funcionem de acordo com o que precisamos, e com essa simulação de redes podemos ter tudo bem configurado com o dispositivos de rede. É importante para que neste ambiente tenhamos em mãos serviços como web, DNS e DHCP saber como eles são configurados e poder configurá-los conforme nossa conveniência e objetivos.

Quais são os benefícios que você obtém ao usar o Packet Tracer no seu Ubuntu?

Quanto ao uso desta ferramenta útil no Ubuntu, os benefícios são vários, sabemos disso porque apenas com o que foi mencionado acima, que é uma simulação de rede, deve ser algo completo e bem estruturado. No Packet Tracer, temos um assistente disponível para nós, com uma variedade de funções integradas.

Possui um modo multiusuário que nos dá a oportunidade de nos relacionar, uma rede virtual de uma rede real para poder comparar informações, bem como um modo de exibição em tempo real e outra em simulação que permite ver como a interação da rede será projetada previamente; Imagine que você pode compartilhar arquivos em uma rede local e ver o que pode acontecer antes de fazer isso usando uma simulação. Entre outros benefícios muito interessantes que explicaremos a seguir.

Representações gráficas de redes

Nesse sentido podemos tabular as informações que nos são apresentadas sobre as redes e seu ambiente; ou seja, sabendo geograficamente como é o site, podemos determinar se o método que será utilizado para integrá-lo estará de acordo com nossas expectativas. Determinando o tamanho do ambiente ao qual estamos acessando, sem dúvida é muito benéfico saber antes de começar a operar nossas redes, focar corretamente.

gerencie suas redes

Simulação de rede, visualização, autoria, avaliação e recursos de controle

Esta opção oferece muitos benefícios ao usuário e seria a razão pela qual se tornou tão útil. Simule o ambiente antes que aconteça, dando uma perspectiva que é como ver o futuro, simplesmente magnífico, além disso, é uma ferramenta que muitos usuários do Packet Tracer apreciam muito.

Soma-se a isso a capacidade de avaliar o escopo, ter controle da rede, visualizar como o objetivo traçado será alcançado, ter controle da autoria do que está sendo feito. Desta forma é possível ter um amplo espectro de controle e direcionamento preciso de nossas redes.

Simulação de equipamentos físicos com funções e características

Esta opção é muito valorizada, pois permite-nos ter a oportunidade de manipular o equipamento físico em simulação com todas as suas ferramentas, de forma a conseguir uma experiência quase real antes de entrar em um ambiente real. Permite-nos ter formação ou treino prévio, para não cometer erros e ao mesmo tempo evitá-los no cenário real onde podemos nos complicar.

O que você deve fazer para poder instalar o Packet Tracer no seu Ubuntu?

Não é preciso muito para obtê-lo em seu computador. Este é um aliado perfeito para poder gerir estas redes locais ou redes maiores e mais complexas de uma forma excecional, claro que se utiliza Ubuntu não deve perder. A seguir, explicaremos como adquiri-loé de uma combinação de linhas de comando e processo online,

Na linha de comando

Como é bem conhecido no sistema operacional Ubuntu tudo ou quase tudo é com o terminal e com comandos. Para obter o Packet Tracer digitamos o seguinte comando “lsb_release –a” para ver as informações de distribuição do GNU/Linux para estabelecer um padrão de uso livre. A partir disso você deve iniciar o download do Packet Tracer com um processo online descrito abaixo, mas primeiro veremos o que fazer quando você o tiver.

  • No terminal digite “cd downloads ls”
  • Em seguida, “sudo dpkg –i file.deb” para instalar seguindo as instruções “ok” e “yes”.
  • Em seguida, aparece um erro para resolver, devemos instalar a caixa de diálogo “sudo apt install dialog”
  • Entramos novamente em “sudo dphg –i file.deb”
  • Então abrimos o programa e fazemos login,

ubuntu-logo

processo online

Para obtê-lo, devemos baixá-lo online da Cisco, vamos ao curso> Packet Tracer> introdução ao Packet Tracer> você se inscreve e digita seu e-mail. Em seguida, você confirma seu e-mail com uma mensagem que chegará com um link a partir do qual você fará o login, agora recursos> baixe o Packet Tracer> escolha o sistema operacional neste caso Linux, salve o arquivo e proceda conforme demonstrado anteriormente