O programa de edição de vídeo que revolucionou os usuários, por sua multifuncionalidade e qualidade de exportação, é o DaVinci Resolve Studio, especialmente projetado para trabalho em equipe simultaneamente. A cada dia a população consumidora de sistemas operacionais Open Source é maior, uma alta porcentagem está amplamente interessada nas melhores ferramentas e aplicativos para usar em Linux, especialmente em multimídia.
Nesse sentido, o DaVinci Resolve se posiciona como um dos melhores programas para edição de vídeos, é uma ferramenta de grande valor para pós-produção de alto nível. Se você está em busca de instale-o no seu computador, com o Ubuntu 20.04, Continue lendo e explicaremos passo a passo, tudo o que você precisa saber.
Quais benefícios você obterá ao ter o DaVinci Resolve em seu Linux?
Esta ferramenta profissional de edição de vídeo ganhou fama por suas significativas vantagens de manuseio, tanto para amadores quanto para especialistas. O software é compatível com Windows, macOS e GNU/Linux, possui um grande número de ferramentas, que, em mãos experientes, transformam qualquer peça em uma verdadeira produção hollywoodiana.
Ferramentas de edição 8K
A facilidade de edição não linear, oferecida por este poderoso programa, contém um compêndio de recursos, entre os quais podemos destacar o alto suporte de recursos de áudio e vídeo, no qual você pode fazer todas as modificações concebíveis, como sobrepor, trocar, mesclar, substituir e muito mais, conforme necessário. Sem dúvida um dos melhores editores até para vídeos sem marca d’água
Há também a possibilidade de transformar sequências, ou seja, mover, reduzir ou até estender trechos de várias faixas simultaneamente. Esta ferramenta é compatível com outros programas multimídia, como o Final Cut Pro X, possibilitando continuar sua edição iniciada nele, com o DaVinci Resolve. Também o programa suporta praticamente qualquer formato de mídia, o que economiza seu tempo. Por esses e outros motivos, o Resolve conquistou um lugar de honra entre as melhores alternativas ao Adobe Premiere para edição de vídeos.
Correções de cores, efeitos visuais e muito mais
A gama de opções de correção de cores é ampla, este software É baseado em um sistema de processamento de nós., o que significa que você poderá criar seções às quais poderá aplicar determinadas configurações de cor, efeitos e misturas, conforme achar melhor.
Os ajustes visuais variam em nível, desde simples correções nos níveis YRGB, até modificações mais complexas de luminância, espaços de cores, e ainda permite planos gravados predefinidos, que podem ser aplicados a diferentes projetos, esta função é registrada como “Color Match”. A aparência final dos clipes será especialmente original, graças à quantidade de combinar gradações, efeitos e misturas de sobreposição, que você pode obter com o DaVinci Resolve.
pós-produção de áudio
Além disso, este programa de edição oferece a possibilidade de fazer ajustes em termos de áudio, o que é uma vantagem ao trabalhar em projetos. Você pode misturar facilmente faixas de áudio de ambos mono como estéreos 5.1, podendo ajustar o volume em cada um através da linha do tempo. Quando terminar de editar, você terá a oportunidade de exportar seu trabalho no formato que preferir, este é um dos diferenciais mais importantes do Resolve, possui uma grande variedade de codecs para gerar arquivos em praticamente todos os formatos existentes.
Qual é o procedimento para instalar o DaVinci Resolve no Ubuntu?
Como você verá, o DaVinci Resolve é uma das melhores ferramentas e aplicativos para usar no Linux, não apenas por suas opções de edição e correção, mas também pela interface intuitiva que permite classificar as diferentes etapas de edição do projeto. Para instalá-lo em seu computador Linux Ubuntu 20.04, você deve realizar o seguinte procedimento:
- A primeira coisa é baixe o arquivo compactado, container do instalador, para isso acesse o link oficial dependendo da opção que você escolher, gratuita ou paga, você terá menos ou mais opções de edição. Certifique-se de escolher a versão compatível com Linux.
- Depois de ter o arquivo em seu PC (tamanho aproximado de 1,6 GB), vá até o local onde ele está localizado, clique com o botão direito sobre ele e selecione “extrair aqui”. Abra a pasta recém-extraída, lá você encontrará um arquivo com a extensão .run, no qual você clicará duas vezes.
- Você verá um assistente de instalação, que facilitará o processo, você deve clicar em próximo para continuar com ele, aceitar as condições de uso e clique em “iniciar instalação”, você terá que digitar sua senha de administrador local nesta parte.
- Após carregar totalmente a instalação, clique em concluir e digite a senha do administrador local novamente para concluir.
Como você pode configurá-lo para começar a usá-lo?
Para que o DaVinci Resolve seja um programa de alto desempenho, você precisará manter uma certa ordem em seus arquivos e sistemas para que flua de forma otimizada no seu computador. A primeira coisa que você pode fazer é, dentro do novo projeto, girar a roda localizada na parte inferior direita da tela, para acessar as configurações do projeto.
Lá, escolha a guia “Configurações principais” e, na seção “Arquivos em cache otimizados e renderizados”, altere as duas caixas do formato para DNxHR SQ. Além disso, certifique-se de que a caixa “Tempo antes do cache automático X segundos” esteja ativada ou marcada, de preferência coloque 1 segundo nesta seção, salve todas as alterações.
Outra configuração importante seria, vá para o menu “Reprodução” e marque “Usar arquivos otimizados”, agora role para baixo até a opção “Render Cache” e certifique-se de marcar “Custom”. Estas são as modificações básicas que você pode empregar para um melhor desempenho do aplicativo. Lembre-se que na página oficial do Ubuntu, você pode obter mais informações sobre a compatibilidade do seu sistema.