O programa Microsoft Excel é atualmente um dos softwares mais importantes, tornando-se mesmo um requisito essencial para o trabalho. Com muito boa razão, pois talvez seja o programa mais poderoso da suíte Microsoft Office.
Como você pode obter este programa poderoso? A resposta para essa pergunta é muito simples, pois os computadores e laptops costumam ter o pacote completo da Microsoft instalado por padrão; Da mesma forma, é possível baixar o Excel de seu site oficial, além de outros programas: Word, PowerPoint, Publisher e outros.
Qual é o procedimento para inserir a fórmula para equações no Excel?
A razão porque O Microsoft Excel é tão poderoso e usado, deve-se à grande variedade de funções disponíveis, embora à primeira vista pareça um programa simples para “fazer tabelas” como organogramas, itinerários, listas; Seu principal aspecto marcante é o Solver para resolver equações e operações matemáticas, das mais simples às mais complexas, e se o usuário desejar, criar gráficos no caso de dados estatísticos.
A verdade é que pouquíssimas pessoas costumam conhecer essas funções especiais do programa e quem conhece tem conhecimento básico, então é muito raro encontrar alguém que realmente saiba manejar o programa e explorar seu potencial. A seguir, daremos um breve tutorial para que Aprenda sobre fórmulas no excel.
Do Excel com licença
A primeira forma é o método clássico, ou seja, tomando o pacote completo do Microsoft Office instalado em nosso computador, nele virá o software Excel e a primeira coisa que obviamente faremos é entrar no programa. Dentro dele, teremos duas maneiras de poder insira as equações e/ou fórmulas.
Isso é feito localizando-se em qualquer uma das células da planilha Excel e você escreve a fórmula em questão com seu teclado, para símbolos especiais como letras gregas e outros, você pode inseri-los pelo comando do teclado, pesquisar na internet e depois copiar e cole ou na aba inserir e vá até a opção “Símbolos”, representada por um ômega.
Através do mesmo processo acima, você verá outra opção que diz “Equação”, logo ao lado de “Símbolos”, mas isso só está disponível para o novas versões do pacote Microsoft Office, para versões mais antigas, como 2007, as equações terão uma aba própria chamada “Função”. Com este método, você verá uma lista de equações pré-estabelecidas e a opção de criá-la você mesmo, pois às vezes pode ser trabalhoso e tedioso fazê-lo manualmente.
Usando o Excel on-line
Caso você não tenha o programa instalado em seu computador, pode optar pela plataforma online, que por sinal é recente. Para isso, você deve inseri-lo ou pesquisá-lo em seu navegador, para o Microsoft 365. Para fazer uso do Excel on-line, você tem que ter uma conta do Outlook ou se você for algo antigo, sua conta do Hotmail também funciona. Quanto à interface, é bastante simples e semelhante às novas versões do Microsoft Office.
Neste caso, você tem duas abas nas quais diz “Inserir”, você verá as funções e outros elementos necessários para poder fazer uma regressão múltipla na tabela do Excel; então, você terá outra aba que dita “Fórmulas”, onde você terá novamente a opção de inserir funções e outros componentes matemáticos.
A partir do aplicativo Excel em seu celular
Felizmente, a Microsoft quis expandir além de suas fronteiras e, como tudo, nos traz uma versão mobile para smartphones e tablets do Excel. Antes de tudo, você precisará ter o aplicativo instalado em seu telefone; Não é necessário que você tenha o pacote completo, pois basta baixar o Microsoft Excel especificamente.
Quando você já tem o aplicativo no celular, assim como na plataforma web, é preciso fazer login para usar suas funções; quando você fizer isso você verá um ícone de um A com um lápis na parte superior, se você pressionar lá um menu será exibido abaixo, agora toque em “Iniciar” e você terá o Opção “Fórmulas” no Excel. Outra maneira simples é tocar diretamente no “fx” que exibirá o mesmo menu de funções.
Como inserir uma fórmula no Excel a partir do editor de equações?
Embora uma opção seja inserir as fórmulas no Excel manualmente, também é possível fazê-lo automaticamente com o editor de Equações, o que facilita muito a vida.
Como dissemos, na guia “Inserir”, vamos até o final de tudo e vemos a opção “Equação”, se clicarmos diretamente no símbolo Pi, veremos outro menu exibido com opções mais específicas para inserir raízes, trigonométricas funções, frações, derivadas, integrais e outros. Se, por outro lado, clicarmos na seta abaixo de Pi, será exibido um submenu com fórmulas predefinidas.
Ambos os casos podem ser muito úteis dependendo do que você precisa, por exemplo usar a fórmula CAGR no Excel corretamente não é possível, pois o programa não possui uma específica para medir a taxa de crescimento anual composta no Excel. O que podemos fazer é inserir as funções separadamente para calcular o CAGR.
Quais são os símbolos adequados para executar uma fórmula de equação no Excel?
Para criar as equações, o Excel tem sua própria fonte de símbolo. O mais aconselhável é usar as opções que o programa nos oferece, pois inserir outro símbolo, fora dos estabelecidos matematicamente, poderia gerar erro no Microsoft Excel e não nos dar a solução da equação que solicitamos.