Skip to content

Como iniciar uma atividade filho de uma atividade principal enviando um parâmetro no Android Studio? (Exemplo)

27 de abril de 2021

Um aplicativo geralmente é composto de múltiplas telas de interaçãoEstes devem ser criados por atividades, portanto, é necessário entender como iniciar uma atividade secundária no Android Studio.

Esta permite que o aplicativo tenha uma aparência melhor, permitindo percorrer entre telas de ações de forma simples e organizada.

Caso você não saiba, o programa Android Studio permite adicionar um gradiente a um botão.

Como iniciar uma atividade secundária a partir de uma principal?

A primeira coisa que você deveria ter feito é completar as ações de sua primeira atividade, agora você pode começar a desenvolver a segunda.

Comece criando um método “abrir segunda atividade”E atribua-o a um dos botões da sua primeira atividade. Em seguida, prossiga para criar uma intenção que funcionou para abrir a atividade 2.

Mais tarde, crie um “extra”Com o nome de sua preferência e o texto que deseja exibir. Agora defina um “Layout“No qual irá inserir o texto de sua preferência.

Agora, você só precisa repetir as etapas que normalmente faria para registre esta opção no manifesto e eles são os mesmos que você já fez. Para registrar mudanças na atividade principal, desta forma você faz com que o sistema encaixe-a com sucesso.

Desta forma, você poderá observar sua atividade principal e secundária separadamente e dentro da seção de aplicação.

Para que servem as atividades paralelas?

A maneira mais fácil de definir o uso destes, é por meio de um exemplo, se o aplicativo que está sendo desenvolvido merece um Menu de opções, isso pode ser desenvolvido como uma atividade secundária.

O botão associado a este que estaria presente na atividade principal, por exemplo, com o nome de “Opções”Quando pressionado, ele redirecionaria imediatamente o usuário para essa atividade secundária.

Esse procedimento melhora a visualização do aplicativo, proporcionando melhor recepção pelo usuário, além de permitir adicionar ações diferentes isso pode ser muito útil.

Da mesma forma, permite que os dados contidos no aplicativo não se acumulem em uma única tela, mas, sim, melhor distribuição de conteúdo.

Vantagens de lançar uma atividade secundária

Esta atividade suplementar se transforma em uma nova página para adicionar conteúdo ou interações, a maioria das quais são os usuários adoram aplicativos organizados. Aqui, eles podem rolar facilmente sem se sentirem lotados.

Também é importante pensar que as opções que andam de mãos dadas podem estar localizadas na mesma tela sem nenhum problema, por exemplo, manter o volume da música e os sons do aplicativo na mesma tela.

Desvantagens

Como em tudo, algumas pessoas consideram que excessos também são incômodos. Portanto, se um aplicativo tiver muitas atividades secundárias, isso pode deixar o usuário desconfortável. Por exemplo, passar por duas ou três telas para mudar algo mínimo é muito chato.

Da mesma forma, deve-se levar em consideração que quanto mais telas adicionais o aplicativo tiver, maior será o seu peso. Isso pode afetar seu download ou uso por usuários com dispositivos de gama baixa / média.

Deve-se sempre ter em mente que se um aplicativo merece uma grande quantidade de RAM, ele pode ser facilmente descartado. Portanto, todos esses aspectos devem ser estudados durante o desenvolvimento e, assim, evitar avaliações ruins.

recursos do android studio

Embora tenhamos visto que lançar uma atividade secundária a partir de uma principal é bastante simples e pode ser bastante produtivo para o desenvolvimento. Você deve fazer isso com cuidado para não danificar tudo o que você fez.

Isso ajuda a ver o quão complicado pode ser o processo de criação de um aplicativo e todos os detalhes que devem ser levados em consideração para que seu funcionamento seja ideal.

Finalmente, esperamos que este breve tutorial seja de grande ajuda e permita que você aprenda coisas novas sobre o Android Studio e seja capaz de criar os melhores aplicativos.

Depois de terminar de editar seu aplicativo, recomendo que você use o aplicativo Broadcast Receiver, que permite que você inicie seu aplicativo automaticamente ou, se quiser salvá-lo, pode exportá-lo ou importá-lo como um arquivo Zip.

Se você é novo na criação de aplicativos no Android Studio, será útil saber que você pode criar ou usar um banco de dados do programa SQLite para seus aplicativos. Você também tem programas como o SharedPreference, que o ajudará a salvar ou excluir dados.