Skip to content

Como iniciar automaticamente o XAMPP no Windows 10? – Configuração Manual

18 de outubro de 2021

O Windows 10 se destaca como um ambiente no qual podemos aplicar qualquer modificação adaptando com inúmeras aplicações a resolução de qualquer conflito que possa surgir, seja no trabalho, acadêmico ou simplesmente por curiosidade.

No entanto, muitas dessas opções geralmente são muito difíceis de acessar ou não são comumente usadas por todos os usuários, como o XAMPP. Quando falamos sobre o XAMPP, queremos dizer uma ferramenta de programação que ajuda a aprimorar o desenvolvimento web com suporte na linguagem PHP.

O XAMPP tem a vantagem de nenhuma conexão de internet é necessária para uso, Além de suas múltiplas funcionalidades, eles o tornam uma ferramenta bastante acessível e fácil de usar, o único problema é que a segurança dos dados não é tão reforçada.

Quais são os módulos que podem ser usados ​​no XAMPP?

Quando falamos sobre o XAMPP, também podemos nos referir a ele como um acrônimo para as siglas que pertencem a Linux, Apache, MySQL / MariaDB, PHP, Perl. Estes poderiam constituir os modelos principais, mas para o interesse geral da maioria das pessoas, é feita a descrição do seguinte:

Apache

Quando queremos utilizar um servidor web de distribuição gratuita, a melhor opção que podemos recorrer é o Apache, que começou como uma iniciativa em 1996 que buscava o objetivo anteriormente levantado e o que atualmente tem sido o suporte de 50% dos servidores de rede do mundo, apoiado por uma comunidade incrível que está cada vez melhor.

PHP

PHP é uma linguagem de código aberto, que é constantemente atualizado para aprimorar os recursos que tornam essa linguagem tão popular, que têm como objetivo principal facilitar o ambiente de desenvolvimento web e melhorar as interações entre servidores e usuários.

MySQL

Por sua vez, MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, que tem o detalhe de ser usado sob licença para qualquer uso corporativo ou comercial.

Como você pode fazer o XAMPP funcionar como um serviço automático de sistema de PC?

Ao instalar o XAMPP para nossas atividades de desenvolvimento web, precisaremos que o aplicativo inicie imediatamente em nossa área de trabalho assim que iniciar, felizmente para nós, o serviço do Windows é capaz de nos permitir realizar esta ação por meio das seguintes configurações:

Com um atalho

Iremos para a barra de tarefas localizada na parte inferior da tela e Procuraremos a pasta appdata% appdata% em que seguiremos o seguinte caminho de abertura de pasta:

  • AppData Roaming Microsoft Windows Menu Iniciar Programas Inicializar

Neste último, O .EXE chamado xampp-control aparecerá ao qual teremos apenas que clicar com o botão direito e abrir com acesso direto na área de trabalho.

Como aplicação

Iremos para nosso aplicativo XAMPP e na opção Config Vamos procurar o início automático da seção do módulos, onde selecionaremos os módulos que precisamos para trabalhar inicialmente

Como configurar as opções do XAMPP com inicialização automática do Windows 10?

O Windows 10 como um ambiente personalizável é geralmente o ambiente para o qual trabalhamos mais atualmente e, embora acreditemos que o processo possa ser complicado, podemos usar qualquer um dos processos mencionados para executar uma inicialização automática dos módulos XAMPP em nosso computador.

No entanto, a opção preferida é aquela que faz uso direto do aplicativo para inicialização personalizada e automática dos módulos com os quais trabalharemos no XAMPP.

como configurar as opções do xampp

O que você pode fazer para desativar a inicialização automática dos módulos XAMPP?

Caso contrário, não queremos que esses módulos iniciem automaticamente, só teremos que ir ao gerenciador de tarefas, a partir daqui estamos localizados na aba de inicialização e vamos procurar o XAMPP para em seguida, clique com o botão direito na opção desativar.

Qualquer outra dúvida que possa surgir disso pode ser consultada com o suporte ao usuário do XAMPP para Windows.