Skip to content

Como indexar manualmente entradas do Blogger no Google Search Console (exemplo)

28 de abril de 2021

Indexar postagens do Blogger em Google Search Console pode gerar benefícios em termos da frequência com que uma entrada aparece nos resultados.

O Google Search Console oferece aos webmasters várias ferramentas que irão melhorar o manuseio do seu site. Uma das ferramentas mais eficazes que vai lhe poupar muitas dores de cabeça é a ferramenta Rejeitar. Essa ferramenta encontrada no Google Search Console permite remover e rejeitar links tóxicos que afetam seu site ou blog.

Enfim, é uma forma do buscador por excelência dar um pouco mais de atenção a uma publicação feita por um usuário.

E embora o blog e a escrita possam significar apenas um hobby para o usuário, nunca é demais que seu conteúdo possa ser mais visível para os outros.

Portanto, existe uma maneira de inserir essas entradas manualmente no Google Search Console para obter melhores resultados.

Verifique se um site está indexado na Pesquisa Google

Antes de indexar postagens do Blogger no Google Search Console, você deve verificar se elas não estão realmente lá.

Existem várias maneiras de verificar isso, uma delas é usando o comando “Se você” do mesmo mecanismo de pesquisa. Como se faz?

A primeira coisa é inserir o link da entrada feita, você pode acessá-lo entrando no painel principal da ferramenta Blogger.

Lá, a opção é selecionada na barra lateral direita “Entrada” e a publicação de interesse é localizada. Abaixo dele deve haver um botão para entrar.

Assim, dentro do site, o ponteiro é colocado na barra de endereço e clicando sobre ele executa o indicador para o início, atrás “Http”.

Em seguida, passamos a escrever a palavra “Se você” seguido por dois pontos. O que resultará no seguinte: “site: http: // siteaddress”.

Desta forma, você pressiona “Entrar” e isso nos dará um resultado no Google. Pode estar em branco ou não pesquisável, o que significa que não está indexado.

Se, ao contrário, o site ou endereço da entrada for encontrado no momento do rastreamento, significa que está anexado à Pesquisa.

Depois de seguir essas etapas, recomendamos que você verifique se o Google indexou corretamente o seu site.

Por que o site não está indexado?

Isso pode ser devido a vários motivos. Mas você pode citar um em particular e o mais usual, refere-se à novidade do próprio verbete.

O que isto significa? Que o site foi publicado tão recentemente, que Os robôs do Google responsáveis ​​pela indexação ainda não o fizeram.

Este processo costuma demorar algum tempo, por isso, se a entrada for muito nova, como já dissemos, a princípio não aparecerá indexada na Pesquisa Google.

Seja qual for o motivo, existem maneiras de adicionar manualmente postagens do Blogger ao Google Search Console. Dessa forma, você não terá que esperar muito.

Indexar postagens do Blogger no Google Search Console enviando o Sitemap

Para gerar o “Mapa do site” você tem que ir para uma página chamada “Ctrlq.org” onde adicionar a URL do blog pode gerar o código necessário.

Isso é conseguido pesquisando no site a seção “Sitemap Xml para Blogger”, Cole o endereço no campo em branco e clique “Gerar”.

Isso produzirá um código que devemos copiar e salvar em uma nota ou documento, já que essa é a estrutura do Sitemap do site ou blog.

Então, na página do Blogger, você deve ir para “Contexto”, depois em “Preferências de pesquisa” e em “Arquivo txt do robô personalizado”.

logotipo do console de pesquisa do google

Isso deve ser habilitado e colar todo o código-fonte que foi gerado na página anterior, e a seguir clicar em “Manter alterar” terminar.

Em seguida, você deve ir para a página do Google Search Console em seu navegador e entrar no site.

Isso mostrará uma mensagem na qual você terá que ceder “Começar” para prosseguir para o painel de sites e, em seguida, escolha o domínio no canto superior esquerdo.

Então, vamos para a seção da barra esquerda que diz “Sitemaps” que irá expor a opção na primeira instância “Adicionar um Sitemap”.

É então que você deve extrair a URL contida na parte do código que foi gerado, que diz “Mapa do site:”. Basta copiar e colar o link, que habilitará o botão “Mandar” e com isso teremos concluído o processo.

Se, por outro lado, o que você deseja é que sua página da web deixe de ser vista e elimine-a, o Google Search Console também oferece a possibilidade de fazê-lo.

Se você trabalha com blogs de opinião pessoal, talvez também esteja interessado em trabalhar com a plataforma WIX. O que é um programa que permite criar páginas da web. Assim que o tiver e se quiser melhorar as suas entradas, o Google também o ajudará com isso.