Skip to content

Como fazer uma planilha para manter o controle dos pagamentos com cartão de crédito no Excel

13 de junho de 2021

A palavra crédito soa muito atraente para a maioria das pessoas, especialmente quando se trata de um cartão de crédito. Este é um grande benefício que os bancos podem nos oferecer hoje. No entanto, isso envolve um grande responsabilidade.

Os cartões de crédito nos permitem usar uma certa quantia de dinheiro que realmente não temos. Parece tornar nossas vidas mais fáceis, não é? certamente sim concede acessibilidade a certas coisas que, sem ele, talvez não possamos acessá-lo. No entanto, nem tudo é rosa.

Como tudo neste mundo, os cartões de crédito também têm suas vantagens e desvantagens. O uso desse dinheiro “emprestado” se acumula conforme dívidas para nós. Como se não bastasse, uma certa quantia em dinheiro é adicionada ao valor total dessas dívidas, que representa o percentual de juros cobrado pelo banco.

A realidade dos cartões de crédito é que se nos conhecemos gerenciar de forma correta, estando cientes e limitados na sua utilização e responsável ao solicitar o aumento do limite do cartão de crédito e da nossa capacidade de crédito, pode ter um impacto mais positivo do que negativo.

O que é o controle de pagamento por cartão de crédito?

O controle de pagamentos com cartão de crédito é baseado no estudo e análise de seus fluxos monetários, ou seja, a investigação de suas operações com base na quantia de dinheiro que o usuário possui especificamente para isso. Portanto, não deixe as taxas de juros de curto e longo prazo subirem.

Um bom controle de pagamentos com cartão de crédito ajuda a manter economia de usuário estável. Uma forma simples de começar a controlar o pagamento dos seus cartões de crédito é estar atento à sua utilização, tendo o cuidado de que os gastos deste, que será a sua dívida, não sejam superiores ao montante em dinheiro no seu rendimento mensal.

Em segundo lugar, execute um soma de todas as receitas que você ganhou por um mês inteiro, independentemente de ser um funcionário ou autônomo. O que você precisa saber é qual é a quantia média de dinheiro que você recebe por um mês de trabalho.

Com essa conta pronta, continuamos realizando o soma de todas as nossas dívidas por um mês, tudo o que tira dinheiro de nós. Se a soma deste último for menor que a soma da receita, podemos usar uma certa porcentagem do que está disponível para saldar as dívidas com o banco do cartão de crédito.

Se ele o total das dívidas excede o valor da receita total obtidos pelo mesmo tempo das dívidas, recomenda-se a suspensão da utilização do cartão de crédito e, se necessário, que apague o seu cartão de crédito da Play Store para evitar mais dívidas.

Como fazer um pagamento com cartão de crédito?

Cada banco tem diferentes formas de efetuar o pagamento da sua dívida com cartão de crédito. Embora a maioria tenha a opção de fazer o pagamento pela internet, ou da forma mais antiga, que é indo até a sede do banco mais próxima de você e depositando cheque ou dinheiro na conta do cartão de crédito.

O melhor é que você explore essas opções, porque a tecnologia quase nos governa e o mais seguro é que existe uma forma de pagamento mais fácil e simples, como por exemplo fazendo uma transferência através de uma mensagem do seu celular.

ilustração de uma mulher e um computador

Etapas para fazer uma planilha no Excel e, assim, controlar os pagamentos com cartão de crédito

Esta planilha pode ser feita em um planilha Excel, em que devemos criar seis colunas básicas que nos permitirão registrar os dados de:

  • Tipo de carta
  • Saldo a pagar
  • Data de vencimento
  • Pagamentos futuros
  • Taxa de juros
  • Pagamentos feitos

Depois disso, criamos uma lista onde todos os nossos cartões de crédito serão incluídos. Multiplicamos o valor do saldo do cartão com maior interesse e definimos um cronograma com base no que podemos pagar. Este formulário deve ser atualizado sempre que efetuarmos o pagamento de um cartão de crédito.