Skip to content

Como implementar corretamente um processo ágil com Jira muito fácil! (Exemplo)

5 de junho de 2021

O desenvolvimento dos projetos deve seguir um planejamento cuidadoso que se baseie na priorização das atividades e na organização das tarefas para o alcance dos objetivos. Por este motivo, o convidamos a ler este artigo com o qual você aprenderá como implementar com sucesso um processo ágil com Jira Muito fácil!

O que é Jira?

Jira é um aplicativo ou software para o gestão de trabalho de forma otimizada por meio de equipes. Jira foi originalmente criado para oferecer um serviço de gerenciamento de erros e incidentes. Até agora, tem sido uma ferramenta extremamente útil para gerenciar o trabalho.

Os usos comuns cobertos pelo Jira incluem casos de teste, gerenciamento de requisitos e criação desenvolvimento ágil de software. Jira adiciona vários plug-ins ao processo de gerenciamento de teste pelo qual o desenvolvimento de software é aperfeiçoado. É importante ressaltar que o teste pode ser feito manualmente ou automatizado.

Para que serve Jira?

Jira se comporta como um poderoso software de gerenciamento de projetos. Nesse sentido, o software Jira se adapta de acordo com o tipo de projeto por meio do criar um fluxo de trabalho personalizado. Para tarefas, cada trabalho é rastreado até a conclusão.

Como acontece no download e instalação do Google Meet, os administradores do projeto podem permitir ou não a visualização das ações, bem como gerar relatórios e, assim, garantir a eficácia do trabalho. Por outro lado, o Jira permite desenvolver software por meio de ferramentas, orçamentos, requisitos e roadmaps para garantir o ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Como implementar com sucesso um processo ágil com Jira

Se você está desenvolvendo um projeto e deseja implementar corretamente um processo ágil com Jira facilmente, então recomendamos que você siga os passos que explicamos abaixo.

Obtenha a ferramenta do desenvolvedor: Jira

Em primeiro lugar, você precisará da ferramenta Jira. Para fazer isso, acesse o site da Atlassian, onde você encontrará uma versão gratuita e uma versão paga. Aguarde a conclusão do processo de download, localize o arquivo executável que corresponde ao software e continue com a instalação.

Use Scrum

Scrum é uma metodologia ágil que serve para projetar produtos a partir de iterações. O Scrum se concentra no planejamento de sprints, retrospectivas, sprints e scrums diários conhecidos como stand ups.

Para criar um projeto no Scrum você deve ter uma conta Jira. Faça o login e ao criar o projeto escolha “Scrum”. Você também pode usar um modelo se preferir um processo mais fácil.

Crie histórias

Para criar histórias ou ocorrências no Scrum, localize a opção “Criação rápida no backlog”. Desta forma, você pode descrever itens de trabalho. Você pode então priorizar as histórias que criou arrastando e soltando cada questão na ordem exigida pelo projeto.

Crie um sprint

Um sprint é o período previsto para a duração de um projeto e geralmente dura entre duas e quatro semanas. Para fazer isso, pressione o botão “criar sprint” no backlog e prossiga para indicar o intervalo de tempo estimado. Em seguida, crie subtarefas para dividir o trabalho ou adicionar estimativas de “Estimativa de Story Point”.

programação de laptop

Comece o sprint de Jira

Nomeie o sprint com base na meta ou questão de defesa. Em seguida, adicione as datas de início e término do projeto. Adicione a meta e verifique se o sprint foi iniciado a partir de “Sprints ativos”.

Organizar tarefas

Depois de iniciar o sprint, certifique-se de organizar as reuniões e usar o Zoom para se comunicar com os outros membros ou estar ciente dos possíveis bloqueios que um membro da equipe pode apresentar. Além disso, Jira permitirá que você veja o diagrama do backlog que é atualizado conforme o projeto avança.

Verifique o relatório

É recomendavel revisar relatório de sprint em qualquer momento. Dessa forma, você pode monitorar o sprint organizando uma reunião onde as ideias sobre o andamento do projeto são compartilhadas.

No processo, uma retrospectiva pode ser feita para incluir outros recursos ou ferramentas. Por último, certifique-se de que tem sempre as melhores ferramentas para atualizar o software no seu PC de forma a obter melhorias e novidades, bem como minimizar os riscos de vulnerabilidade do computador.