Estamos entusiasmados em analisar esta questão, pois muitos dos desastres e problemas ambientais que existem hoje são causados pelo descuido e desinteresse do homem pelo planeta. Então, neste artigo, vamos explicar como funcionam os métodos industriais de reciclagem de papel e papelão. E os grandes benefícios que estes reportam para a saúde ambiental.
O que é a reciclagem de papel e papelão?
Refere-se ao processo de recuperação do papel já utilizado, para o transformar em novos produtos de papel e cartão que serão utilizados pelas indústrias, empresas e cidadãos; criando um modelo circular produtivo, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais. Existem muitas maneiras de reciclar, por exemplo, configurar o papel da impressora, para evitar o desperdício de papel.
Importância da reciclagem
Curiosamente, a reciclagem vai além dos benefícios ambientais. Também beneficia a empresa, porque se você incentivar o descarte controlado de papel, seus dados pessoais ou assuntos confidenciais serão preservados ou não expostos indiscriminadamente.
Para isso, é necessário ter um bom planejamento, que leve em consideração o volume de papel que será eliminado e as condições que serão utilizadas para realizá-lo. Mesmo se eles tiverem computadores antigos que não são mais usados, podem reciclar seus componentes.
Métodos industriais
- eu sei classifica e compacta. Nesta fase, o material é classificado e compactado em grandes embalagens para armazenamento e tratamento. Este processo é necessário, pois nos permite obter a mistura mais homogênea possível.
- Fiação. Esse pacote é enviado para uma máquina chamada Pulper. Agora, o que é Pulper? É um grande container com hélice, ali o material é destruído ou triturado; água é adicionada a ele para formar uma polpa de papel e separar as fibras.
- Separação. A polpa é passada por uma peneira para a extração da fibra, formando assim uma folha. Conforme a água passa por ele, as fibras do papel ficam presas na peneira.
- Purificação de polpa. Nesta etapa, você notará que a polpa de papel ainda consegue distinguir as impurezas. Para remover a tinta do papel recuperado, eles usam ar para formar bolhas, os corantes ficam presos nessas bolhas.
- Branqueamento. Eles então usam aditivos químicos (geralmente dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio ou peróxido de hidrogênio). Isso possibilita dar alvura e menos porosidade à fibra reciclada.
- Prensagem, secagem e enrolamento. A fibra passa por uma série de rolos, este processo remove a água da fibra. E acaba eliminando a umidade, por meio do processo de pressão e calor.
- Terminar. Quando o papel fica pronto, ele passa por outros roletes que são responsáveis por cortá-lo e prepará-lo para seu novo uso.
Lucros
- Possui grandes benefícios ambientais, como economizando emissões de gases de efeito estufa. Isso ajuda consideravelmente a mudança climática.
- Evitamos ser acumular restos no depósito de lixo, e que por sua vez, espalha gases tóxicos através do incinerador.
- Favorece o redução do desmatamento florestal, porque contribui para o fato de que cada vez menos territórios são usados para a exploração de papel.
- Reduza a poluição por causa dos produtos químicos ou tintas que são usados nos papéis que usamos.
- Reduz o consumo de energia e litros de água que causa a produção do papel.
Na verdade, há muitas coisas que podemos fazer para ajudar o meio ambiente. Até na internet podemos encontrar uma gama de recursos para nós, como fazer um acessório para o celular com material ecológico. Ou crie nosso próprio papel reciclado.
O procedimento não é difícil e você não precisa de máquinas sofisticadas. O importante que você deve ter é a vontade e a coragem de cuidar de nosso único lar. Esperamos que as informações tenham sido muito úteis e que tenhamos contribuído com um grão de areia para ajudar o nosso planeta. Deixamos um link que lhe dará ideias para reciclar com sabedoria.