Skip to content

Como fazer backup de uma unidade flash USB no meu PC? (Exemplo)

19 de abril de 2021

As memórias USB são amplamente utilizadas por sua praticidade. No entanto, eles podem ser perdidos ou danificados e, portanto, perdemos informações importantes. Por isso, é imprescindível fazer cópias de segurança da memória USB do PC. Recomendamos que você leia este artigo com o qual você aprenderá Como fazer uma cópia backup de um stick USB no meu PC?

O que é um backup?

Um backup é um arquivo que armazena todos os tipos de arquivos (documentos, aplicativos e multimídia) em uma unidade para recuperar todas as informações e mantê-lo seguro.

Para que serve um backup?

Você já se perguntou para que serve um backup? Um “backup” ou cópia de segurança serve para preservar Todos os arquivos Eles são armazenados em uma unidade com a finalidade de acessá-los a qualquer momento.

Este procedimento funciona para modo de backup no caso de uma possível perda do dispositivo USB ou um dano que impeça a recuperação das informações que guardamos nele.

Como fazer uma cópia backup de um pendrive USB no meu PC?

Frequentemente armazenamos informações importantes em nosso Dispositivos USB. Por este motivo, uma cópia de segurança é conveniente para resgatar todas as nossas informações no disco rígido do computador quando for necessário. Você pode até escolher fazer um backup do seu PC com o Google Drive para proteger todas as suas informações.

A seguir, explicamos o procedimento que você deve seguir para Crie um backup de um pendrive USB no PC usando uma ferramenta chamada USBFlashCopy.

Baixe o aplicativo USBFlashCopy para fazer uma cópia de backup de uma unidade flash USB em seu PC

USBFlashCopy é uma ferramenta poderosa para criar cópias de backup de uma unidade removível USB. Este programa possui uma versão básica totalmente gratuita e outra versão paga denominada “Modo Silencioso”. Você pode obter este aplicativo útil no site oficial da usbflashcopy.

Instale o aplicativo em seu computador

Depois de baixar o aplicativo em seu PC, você deve execute o arquivo de instalação para que este processo ocorra. Posteriormente, quando você conectar sua unidade flash USB ao computador, a janela de configuração USBFlashCopy será aberta automaticamente. Da mesma forma, tente aumentar a velocidade de transferência de sua unidade flash USB se a unidade estiver lenta.

Configure o aplicativo

Na janela de configurações você pode crie um novo perfil ou use um que você já tenha criado anteriormente. Além disso, você pode identificar os pendrives que requerem backup e aqueles que não. Desta forma, quando você conecta um dispositivo USB que você configurou para obter um backup, USBFlashCopy cuidará do processo automaticamente.

Laptop na mesa

Gerencie o processo para fazer uma cópia de backup do seu pendrive USB no PC

A interface do aplicativo apresenta várias opções no lado esquerdo de um painel. Lá, você deve exibir “Perfis” e clicar em “Padrão”. À direita da janela, você verá cinco seções: “Geral”, “Caminho de destino”, “Velocidade de cópia”, “Filtro” e “Arquivos modificados”.

As seções que a interface USBFlashCopy contém

Na seção “Geral”, você deve identifique o nome do stick USB e se você deseja criar o backup nele ou não. Já em “Caminho de Destino” você estabelece o espaço mínimo que a cópia de segurança ocupará, o nome do arquivo que abrigará essa cópia e o destino onde será armazenada.

Em “Velocidade de cópia”, você seleciona a velocidade de transferência de informações manualmente ou marcando uma opção padrão. “Filtro” permite incluir ou excluir certos arquivos na cópia e, em “Arquivos modificados“, Você pode substituir um arquivo ou manter a cópia do arquivo antigo. Para configurar qualquer uma dessas ações, você deve clicar no botão “Definir Filtro”.

Gerencia o aplicativo USBFlashCopy na inicialização do sistema

É possível que o O aplicativo USBFlashCopy começa com o sistema operacional. Para que isso aconteça, marque a opção “Executar na inicialização do Windows” em “Perfis” e pressione o botão “Ok” para salvar este perfil.

Por outro lado, se você selecionar a opção “Não corra”O aplicativo não será executado automaticamente durante a inicialização do sistema Windows.