Skip to content

Como fazer uma procuração para procedimentos como representante legal – exemplo simples

20 de maio de 2021

Atualmente, a maioria das coisas que costumávamos fazer podem ser feitas por outra pessoa, com nosso consentimento, pelo fato de termos um impedimento para fazermos nós mesmos, como uma doença, ou simplesmente porque não queremos. Para essas situações, é nomeado procurador ou representante legal, advogado ou pessoa de confiança.

Devemos ser ser extremamente detalhado no momento da elaboração da procuração, pois poderá atuar em situações como o cadastramento do segurado ou do aposentado como beneficiário, e se a pessoa designada não for confiável, pode acabar sendo prejudicada de alguma forma.

O que é uma procuração? Tipos de procuração

Explicado da forma mais simples, uma procuração é um documento público em que uma pessoa física ou jurídica, mediante a aceitação de um notário, autorizar outra pessoa a agir e representá-lo em certas situações, seja, materiais ou atos jurídicos.

Existem vários tipos de procuração. Nós temos o poder geral, se emplea cuando el titular asigna a otra persona todas sus atribuciones y capacidades hasta el punto de permitirle la compraventa de bienes e inmuebles, y la función de un administrador de bienes raíces o inmobiliario es asegurarse que el comprador esté legalmente designado para ejercer poder en esta situação.

O procuração, isto é, para disputas ou altercações. Este é redigido em nome de outra pessoa para representar a pessoa afetada quando necessário. O poder para gerenciar ativosQuando a pessoa atribuída pode controlar os ativos do proprietário, ações como hipoteca e venda são excluídas.

A procuração pode ser válida fora do país, se necessário. E para isso é necessária uma anotação sobre a procuração, que valida e corrobora que as informações que transmite são legítimas. Esta procuração pode ser solicitada por qualquer pessoa maiores de idade e totalmente cientes de suas ações.

Como fazer uma procuração para procedimentos como representante legal?

A procuração pode ser delegada por uma pessoa ou empresa, é concedida a outra pessoa com o seu pleno consentimento, desde que se trate de uma procuração, É um dos mais importantes, uma vez que implica dar o seu nome para que outra pessoa aja em determinadas situações ou realize determinadas ações em seu nome com o seu consentimento, implica comparecer a um cartório.

Para preparar uma procuração é extremamente importante capturá-la absolutamente todos os seus dados pessoais, de forma que seja totalmente identificado e o mesmo com os dados da pessoa a quem será atribuída a procuração.

No caso de várias pessoas serem designadas para agir em nome de outra, deve ser descrito se a procuração foi designada a elas para assumir o decisão conjunta ou se cada um pode agir de maneira Individual.

Estes são chamados de poder conjunto e poder de solidariedade. No entanto, pode ser elaborada uma procuração em que certos atos importantes devam ser realizados com o consentimento de todos e outros mais simples se puderem atuar individualmente.

O próximo é deixe claro o corpo docente ou faculdades atribuídos a você à pessoa ou pessoas que serão responsáveis. Deve-se observar que detalhes como data, local e duração da procuração também desempenham um papel importante na redação de uma carta de procuração.

homem de terno preto

Como designar um representante legal por meio de carta de procuração?

Basicamente um representante legal é aquele que atua e assume as responsabilidades de outra pessoa e é reconhecido perante a lei desta forma.

Se a pessoa representada for uma pessoa física, a atribuição de um representante legal deve ser feita por meio de uma procuração e é descrita como um procurador, que pode cuidar de procedimentos como localizar uma escritura de sua propriedade para obter uma cópia, se houver é um. perdido por exemplo ou atividades tão complexass. Tratando-se de empresa ou pessoa jurídica, é qualificada como representante legal.

Ele pode defender, representar, advogar ou praticar atos em nome de outra pessoa que tenha deliberadamente decidido fazê-lo. Podemos designá-los como nosso representante legal, um advogado, uma associação profissional, uma pessoa de extrema confiança e até nós mesmos, em certos casos. contanto que a lei permita.