Skip to content

Como fazer um USB inicializável no Windows 10 com Rufus – Método Fácil

14 de dezembro de 2021

O Windows 10 tem muitos recursos que permitem melhorar muito a experiência que os usuários vivem. O sistema criado pela Microsoft traz consigo uma função que permite ao usuário inicializar uma memória USB para usar na inicialização do sistema.

Para inicializar um stick USB e usá-lo como uma chave de reparo no Windows 10, você precisa de um programa chamado ‘Rufus’. Em breve, mostraremos como inicializar uma memória USB com o Rufus e quais são os riscos de usar esse tipo de chave. Além disso, ele também mostrará como criar um USB para inicializar o Windows 10.

Quais são os riscos do seu computador ao fazer um USB inicializável com Rufus?

Quando uma pessoa recorre a inicializar um stick USB para usar como uma chave de reparo do Windows 10, isso significa que seu sistema está danificado. Devido a vários erros, às vezes o Windows 10 é danificado na inicialização, o que não permite que você use o computador ou visualize arquivos pessoais.

Nessas situações, a única coisa que pode ser feita é inicializar uma memória USB com o sistema operacional Windows 10 para consertar sistema de pc ou se não reinstalá-lo. Agora, você precisa saber qual é a diferença entre mudar o sistema e repará-lo.

O reparo do sistema consiste em um assistente que tenta encontrar os erros que você está apresentando Software Windows 10 e então os repara. A vantagem desse reparo é que você não perderá nenhum dos arquivos armazenados no computador.

A reinstalação do sistema consiste em remover o software atual do computador, remover programas, todos os arquivos pessoais e instale o sistema do zero. O bom de fazer isso é que você tem à sua disposição para instalar um sistema como o Windows 11.

Qual é o principal requisito para criar um USB inicializável em seu computador?

Para criar uma memória USB inicializável para reparar seu computador você precisa de várias coisas, o que você precisa é da imagem ISO que você vai gravar, uma memória USB de 4 ou 8 GB e qualquer versão do programa ‘Rufus’. Estes são os principais requisitos para criar um USB inicializável no seu computador.

De todos esses requisitos, pode-se dizer que o mais necessário é o arquivo ISO. Assim que tiver este arquivo, o resto será fácil de conseguir. Além de ter cada uma das coisas mencionadas antes, há uma última coisa que você deve cumprir:

disco rígido para backup

Faça backup de seus arquivos importantes

O backup de arquivos é muito importante ao instalar um sistema completamente novo. Embora, claro, se o sistema atual do seu PC estiver completamente ruim e não puder nem iniciar, não há nada que possa ser salvo. Essa é a única situação em que não haveria nada para trás.

Depois de fazer o backup de tudo, você deverá prosseguir para a instalação do novo sistema. No entanto, para isso você deve primeiro ver como criar usb inicializável.

Qual é o procedimento a seguir para criar um USB inicializável no Windows 10?

Tornar um USB inicializável para instalar o Windows 10 ou para repará-lo é extremamente simples. Se você já tem tudo que eles são os requisitos que foram mencionados Antes, é só prestar atenção no processo:

  1. Baixe o Rufus em sua página oficial.
  2. Em seguida, execute o programa.
  3. Conecte o stick USB ao computador.
  4. Agora selecione a imagem ISO que você deseja gravar em sua memória USB.
  5. Em seguida, escolha o stick USB onde o ISO será gravado.
  6. A última coisa seria clicar em ‘Iniciar’ e esperar que o programa queime completamente o arquivo ISO.

Isso é tudo o que precisa ser feito para criar seu USB inicializável. No caso de você precisar inicializar um arquivo ISO diferente do Windows 10, você apenas teria que baixar o outro ISO e selecioná-lo conforme mostrado no processo acima.

windows 10 pc

A propósito, deve-se notar que para acelerar a velocidade de gravação do ISO em seus drives USB, você deve tentar instalá-lo em seu computador a última versão do rufus. Com o passar do tempo, o desenvolvedor deste programa lança uma versão mais atual do programa com melhorias em seu funcionamento.

Por que você não consegue criar um USB inicializável em seu PC?

Se você teve problemas para criar seu stick USB inicializável, pode ter sido por vários motivos. Talvez o USB tenha sido desconectado enquanto o ISO estava gravando e é por isso aquele USB não foi criado com sucesso para inicializar o Windows 10.

Para evitar esse tipo de coisa, você deve deixar o computador em um local estável, onde ninguém toque nele. Um lugar perfeito seria uma pousada ou uma mesa. Além disso, às vezes o problema é causado por causa do arquivo ISO.

No caso de ser o arquivo ISO, você não terá outro senão baixe o arquivo novamente e nem mesmo modificar o nome para que o arquivo não seja danificado. Os arquivos ISO são muito delicados, por isso, quando você tiver algum deles, não deve alterar nem mesmo o nome que ele traz ao fazer o download.