Skip to content

Como fazer um arquivo CSV com o Microsoft Office? – Excel e Word

4 de fevereiro de 2022

Os arquivos CSV, ou valores separados por vírgulas, são um tipo de arquivo textual que contém caracteres separados por vírgulas (,) e ponto e vírgula (;). Este tipo de arquivo está diretamente associado à criação de bancos de dados ou índices. Eles possuem parâmetros quase universais, onde o ponto e vírgula define as colunas e uma nova linha no texto, as linhas. Se você tem interesse em aprender como gerar esse tipo de arquivo, de uma forma bem simples, continue lendo e logo explicaremos para você.

Quais são as etapas para criar um arquivo CSV em nosso PC?

CSVs são amplamente utilizados por desenvolvedores web, pois envolvem um alto nível de os dados funcionam sem consumir muitos recursos, ou seja, é “fácil” para o computador processar. Mas mesmo que você não seja um programador, esses tipos de arquivos podem oferecer serviços muito úteis, como exportar e importar minhas senhas do Google Chrome em um arquivo CSV.

A partir do seu computador o processo de criação de um CSV é bastante fácil, é tão nativo do sistema que se você abrir um arquivo de texto e inserir o conteúdo separado por ponto e vírgula (;), você fecha e salva com uma extensão .csv, você abri-lo novamente e você notará que em cada ponto e vírgula que você colocou agora está dividido em uma célula em colunas independentes, se você continuar editando adicionando linhas, você também obterá novas linhas.

No entanto, existem formas mais automatizadas de alcançar esse resultado, no mesmo formato e com menos esforço, falamos de o pacote Microsoft Officeespecificamente Word e Excel, vamos dizer-lhe passo a passo imediatamente.

Usando o Microsoft Excel

Excel é o melhor amigo dos arquivos CSVBasicamente falam a mesma língua. Seja você um usuário da Apple ou do Windows, para criar um CSV dessa maneira, a primeira coisa é obter o Excel em seu site oficial.

  1. Depois de iniciar o programa e tem todos os dados nele que você precisa exportar, você deve clicar em Arquivo.
  2. Na lista de opções você deve escolher “Salvar como”.
  3. Agora no recinto inferior, você modifica o tipo de arquivo de saída para escolher CSV, o mais usual é “Delimitado por vírgula (*.csv)”.
  4. Você coloca o nome, escolhe o local de destino e clique em salvar.
  5. O Excel pedirá que você confirme o formato e avisará que alguns recursos podem ser perdidos, Clique em “Sim” para confirmar. Você terá seu arquivo CSV pronto para uso.

mulher criando arquivos csv no microsoft office

Com Microsoft Word

Há também a possibilidade de exportar um documento do Word para o formato CSV, embora não seja tão direto quanto no Excel, também é viável. Depois de ter todos os dados digitados corretamente no arquivo de texto, ou seja, escrito completamente com as vírgulas e espaços correspondenteso procedimento a seguir é o seguinte:

  1. Vá para a barra de menu e clique em “Arquivo”.
  2. Como no caso do Excel, você escolhe a opção “Salvar como”.
  3. Examine o local de destino, atribua um nome ao arquivo e escolha “Texto Simples” como tipo, confirme o processo e pronto.

Quais características os arquivos CSV devem ter?

Os arquivos CSV geralmente têm a mesma estrutura, o que os torna reconhecíveis em uma ampla gama de softwares, no entanto, existem pequenas variações quando se trata de delimitadores. Nós deixamos claro que em teoria o formato do separador é a vírgulaé até dado pelo seu nome, mas em muitas regiões a vírgula é usada como separador decimal e como esses tipos de arquivos geralmente contêm caracteres numéricos, ocorre uma ambiguidade.

Por isso tem adotou o ponto e vírgula (;) como delimitador oficial para arquivos CSV, isso geralmente ocorre em países como Espanha, Brasil, Chile, Peru, Argentina, entre outros.

Embora bem, países como os EUA onde o ponto é o separador decimal, usem a vírgula na separação de campos para este tipo de arquivos sem problemas, também é importante enfatizar que os CSVs não são apenas delimitados por vírgulas ou ponto e vírgula, mas também atualmente existem são delimitadores diferentes, como tabulações. Se, por padrão, seu computador não reconhecer o formato necessário, você deverá alterar ou modificar o delimitador de campo ao exportar para CSV do Excel.

Quais dados são perdidos ao converter um arquivo para o formato CSV?

Ao converter um arquivo para CSV, você está tornando um arquivo simples, ou seja, um arquivo de texto simples, que pode ser lido por um controlador CMS. A verdade é que são cada vez mais utilizados porque simplificam o processo de carregamento e descarregamento de bases de dados, sobretudo em lojas virtuais, mas também por programadores e a nível pessoal.

Certamente depois de converter sua tabela do Excel para CSV, você deseja verificar se não perdeu informações valiosas, em geral isso não deve acontecer, embora seja possível errar algum procedimento e causar diferenças no formatopor exemplo, agora veja letras em chinês e, nesse caso, você deve saber por que abrir um arquivo CSV do Excel mostra símbolos chineses.

enviando arquivos csv

Formatos e cores

Os principais atributos que um banco de dados perde, quando convertido para um arquivo CSV, estão relacionados ao formato, pois se torna extremamente básico e é impossível modificar cores ou outras propriedades, pois eles não fazem parte da sua codificação. Além disso, o formato “Comma Separated Values” continua a ser altamente valorizado como backup de informações devido à sua ampla compatibilidade.