Skip to content

Como fazer downgrade ou reverter um driver para uma versão anterior no Windows 10

25 de abril de 2021

Se você tiver problemas com uma atualização de driver de componente de hardware, é melhor aprender como voltar ou reverter um driver para uma versão anterior no Windows 10, um processo que ensinaremos por meio do artigo a seguir.

Atualizar os drivers ou drivers do PC é essencial para o correto funcionamento do PC. Ainda assim, às vezes há problemas durante a atualização.

Sem dúvida, se você tiver problemas relacionados à atualização de um driver, é melhor voltar a ter a versão anterior. Este processo pode ser feito de forma muito fácil, em qualquer caso, se tiver dúvidas não se preocupe, pois iremos orientá-lo ao longo de todo o procedimento.

Qual é o propósito de reverter ou reverter um controlador para uma versão anterior?

Se você sabe para que servem os drivers, entenderá que atualizá-los constantemente é, sem dúvida, altamente recomendável. Em qualquer caso, nem todas as mudanças são positivas e, em muitos casos, um atualizar um motorista um motorista isso pode causar transtornos ou problemas.

Se você indicou que o desempenho de um jogo, aplicativo ou sistema em geral diminuiu após uma atualização, seria melhor desinstalar os drivers da placa de vídeo ou outros componentes e devolvê-los a um estado anterior, ou seja, reinstalar aquela versão do controlador que eu tinha antes. Você aprenderá como fazer isso por meio do tutorial a seguir.

Como reverter ou reverter um driver para uma versão anterior no Windows 10

Como apontamos anteriormente retornar um controlador a um estado anterior é bastante útil em certas circunstâncias. Se você tiver dúvidas em relação a este procedimento, não se preocupe, iremos ensiná-lo passo a passo:

Reverte o controlador para um estado anterior

  1. O primeiro passo será ir para o painel de controle, isso pode ser feito usando a inicialização do Windows e digitando “Painel de controle”Assim que o resultado aparecer, pressione essa opção.
  2. Certifique-se de que a opção “Ver por:” está configurada em “Categoria”. Em caso afirmativo, deve aparecer a seção “Sistema de insegurança”, clique nesta opção.
  3. No lado esquerdo várias guias serão exibidas, clique em “Hardware e som” Na seção “Dispositivos e Impressoras”, você deve clicar na opção “Administrador de dispositivos”. Você pode ver um aviso de permissão do sistema na tela, basta clicar na opção “Sim”.
  4. O gerenciador de dispositivos será exibido na tela, onde estão localizados todos os dispositivos instalados no sistema.
  5. Localize o dispositivo que está com problemas e que deseja reverter para uma configuração anterior. Depois de localizá-lo, clique com o botão direito sobre ele e depois na opção “Propriedades”.
  6. No topo, você deve clicar na guia “Controlador”. Aqui serão apresentadas várias opções, em qualquer caso, desta vez deverá clicar em “Reverter para o controlador anterior”.
  7. Pode ser necessário esperar um pouco, após o qual você deve reverter para a versão que estava instalada anteriormente em seu sistema. Quando a alteração for feita, o sistema solicitará que você reinicie o computador.
  8. Assim que o computador for reiniciado, ele terá o driver anterior ou o driver instalado novamente.

Drivers de componentes de PC

Não vejo a opção de reverter para o driver anterior

É bem possível que a opção mencionada no tutorial anterior não apareça, neste caso, a verdade é que não se pode fazer muito, já que nem todos os drivers podem ser reinstalados ou devolvidos a uma versão anterior.

Em qualquer caso, existem certas medidas que você pode levar em consideração para evitar que isso aconteça novamente. Sendo o primeiro deles, precisamente baixar drivers diretamente dos sites do fabricante e armazená-los em pastas em seu sistema.

Ao salvar os drivers em seu PC, você garantirá que poderá acessá-los no caso de uma nova versão de um driver apresentar mau funcionamento ou problemas.

Isso também evita a desvantagem de O Windows instala drivers que não são muito eficazes. Outra medida conveniente é configurar a restauração do sistema e restaurar um backup do registro do Windows, medidas que também podem resolver muitos outros problemas.