Existem vários sistemas de base de dados que permitem automatizar e salvaguardar dados e informação com segurança, amplamente utilizados sobretudo ao nível empresarial. O PostgreSQL é um desses programas, que se adapta a diversos sistemas operacionais e é bastante conhecido no mercado.. Mas, como alguns programas, ele pode ter sido instalado incorretamente e você deseja removê-lo. Mas e aqueles programas que não são muito fáceis de desinstalar. Se você tiver algum problema ao desinstalar um programa, podemos ajudar.
Nesse caso, convidamos você a continuar lendo o artigo onde informaremos como excluir o banco de dados PostgreSQL no Windows 10 corretamente e sem nenhum inconveniente. O que mais, você conhecerá as várias maneiras de desinstalar este programa, tenha o Windows ou o Ubuntu instalado no seu PC. Assim, você pode fazer essa ação de forma eficaz e sem complicações. Portanto, anote os dados a seguir que forneceremos ao longo deste artigo.
De que maneiras você pode desinstalar o banco de dados PostgreSQL no Windows 10?
Em plena era tecnológica, inúmeras empresas se adaptaram ao progresso e à realidade, por isso automatizaram todos os seus processos, deixando para trás procedimentos manuais, arquivos físicos que ocupavam muito espaço em um escritório. Assim, eles usam um banco de dados para armazenar informações. Um dos mais utilizados atualmente é o programa PostgreSQL, que é um software que proporciona estabilidade na proteção dos dados armazenados e está em grande demanda no mercado. Mas talvez tenha ocorrido um erro ao instalar o programa PostgreSQL no seu sistema operacional Windows 10 e você deseja desinstalá-lo. Anote as maneiras pelas quais você pode realizar este procedimento usando o painel de controle e o utilitário interno do programa, veja os detalhes.
Do painel de controle
Para desinstalar o banco de dados PostgresSQL do painel de controle, faça o seguinte. Você entra no Painel de Controle, clique em Programas e depois clique em Programas e Recursos. Você verá uma lista de todos os programas instalados, localize o PostgresSQL e clique nele. E clique em Desinstalar ou alterar. Em seguida, você deve seguir as instruções exibidas pelo assistente. Você poderá observar que o referido programa não aparece mais na lista porque foi desinstalado.
Diretamente do seu utilitário
Por outro lado, existem programas problemáticos que não são fáceis de desinstalar de um sistema, portanto, não basta removê-los do painel de controle, mas você também pode proceder à desinstalação diretamente de seu utilitário integrado. Isso é o que pode ser feito para remover o programa PostgreSQL do Windows. Neste caso, os passos para aplicar são:
você pressiona Disco local C e depois em Arquivos de Programas, clique em PostgreSQL e depois no arquivo 13e clique duas vezes no utilitário do programa para desinstalá-lo. Será exibida uma caixa onde é mostrado o modo de desinstalação, você deve marcar a opção Complete Application e clicar em Next. Após o processo de desinstalação, clique em OK e pronto. Essa é uma maneira de desinstalar programas com segurança, facilidade e rapidez do Windows 10.
Por que você não consegue desinstalar com sucesso o PostgreSQL no seu computador?
O programa PostgreSQL é um banco de dados compatível com diversos sistemas operacionais e de fácil configuração com o computador. Além disso, é preferido por muitos porque não diminui o desempenho de seu sistema operacional. Mas também tem uma desvantagem, que é que deve ser usado para armazenar grandes quantidades de dados e os comandos que usa não são tão fáceis de usar, se você não tiver amplo conhecimento do programa. Esta é uma das razões pelas quais alguns desinstalam o Windows de seu sistema.
Quando esse processo é feito, você pode descobrir que não conseguiu apagar completamente o programa do sistema do seu computador. Portanto, é importante desinstalar qualquer aplicativo no Windows sem deixar vestígios dele. Quando há vestígios do programa no sistema, é porque você deve não apenas clicar em desinstalar o programa, mas também desinstalar corretamente o PostgreSQL é necessário excluir as pastas do programa que ainda estão ativas no sistema operacional, e poder terminar com a desinstalação.
Porque quando você instala um programa, ele cria pastas e subpastas que ficam no sistema operacional, então elas também devem ser apagadas para que não rodem em segundo plano e evitem que seu computador fique lento. você clica em Disco local C, em Ativação de programas e localize a pasta PostgreSQL, clique na pasta com o botão direito e selecione Excluir. Desta forma, o programa é completamente desinstalado do seu PC.
Como desinstalar o PostgreSQL no dispositivo Ubuntu, se necessário?
Como mencionamos antes, PostgreSQL é um programa compatível com vários sistemas operacionais, sendo o Ubuntu um deles. De fato, os pacotes de programas PostgreSQL instalados por padrão podem ser encontrados no repositório do Ubuntu. Mas por algum motivo você pode precisar desinstalar o programa PostegreSQL, como fazer isso corretamente? Portanto, é necessário saber como desinstalar programas no Ubuntu a partir do terminal facilmente.
Para executar esta ação, você deve executar os comandos. Uma vez que estes permitirão que você acesse os dados do programa e possa eliminá-los de forma completa e fácil. Um dos quais é muito conveniente de usar é sudo apt – get – purge remove postgresql* Ao executar este comando, você poderá remover o programa PostgreSQL e todos os componentes e pastas que foram criados a partir desse programa. Já que ao iniciar os comandos, você poderá obter uma lista das pastas do PostgreSQL que foram instaladas e criadas em seu servidor. É a maneira eficaz de desinstalar este programa de banco de dados no dispositivo Ubuntu, experimente e você verá.