Skip to content

Como evitar a instalação de aplicativos indesejados no Windows 10 com o Windows Defender

16 de abril de 2021

No artigo de hoje veremos como instalar PUAs no Windows 10 com Windows Defender de uma forma bastante simples e rápida. Tão rápido como é, esta opção é habilitada inserindo uma linha de comando simples.

Há algum tempo, o Windows Defender se tornou um dos melhores antivírus da atualidade. Especialmente se adicionarmos o fato de que ele consome poucos recursos e é integrado de forma nativa ao sistema operacional.

Entre várias melhorias que foram adicionadas ao antivírus da Microsoft, uma das mais notáveis ​​é, sem dúvida, proteção contra aplicativos indesejados, conhecidos como PUPs. Que estão tentando instalar de uma forma ou de outra.

Certamente, em muitas ocasiões, você tentou instalar programas que foram realmente úteis para você, mas no meio da instalação você descobre que outros aplicativos estão instalados. Às vezes, eles perguntam se você deseja instalá-los e em outros, eles instalam ou modificam algo diretamente no sistema.

Essas aplicações são resumidas: publicidade. Os desenvolvedores de diferentes aplicativos populares os adicionam a seus assistentes de instalação e, como muitos de nós estamos acostumados a dar-lhes “Próximo”, “Próximo” e “Próximo” não prestamos atenção ao que estamos instalando especificamente.

O problema é que esses aplicativos podem danificar nosso computador ou até mesmo suplantar a publicidade de todos os sites que visitamos, entre outras coisas ainda piores. A melhor maneira de evitar a instalação de aplicativos indesejados é sempre preste muita atenção aos assistentes de instalação e baixe os programas de seus sites oficiais.

Embora seja a melhor forma, também podemos contar com a proteção “Extra”Agradeço ao Windows Defender que possui um módulo para nos impedir de lidar com esses aplicativos indesejados.

Evite instalar PUAs com o Windows Defender

Ao contrário de outros antivírus que desmarcam diretamente a opção de instalar o aplicativo que você não deseja. O Windows Defender os instala de qualquer maneira, mas os envia para a quarentena para que você possa decidir o que deseja fazer com eles.

É ideal manter essa opção ativada, especialmente se você instalar muitos aplicativos constantemente. No entanto, recomendamos que você sempre tenha cuidado, pois a melhor maneira de evite qualquer malware ou adware em nosso computador, é saber o que fazemos na internet.

aplicativo de laptop

A janela de configuração do Windows Defender possui um grande número de recursos que podemos modificar à vontade. Porém, algumas dessas características estão em fase experimental, portanto não estão disponíveis, pelo menos a partir dessa janela.

Para ativá-los, teremos que usar janela do PowerShell ou prompt de comando com permissões de administrador, não é nada complicado.

Como habilitar a proteção PUA no Windows Defender

  • Começamos pressionando start e depois escrevemos “PowerShellClique com o botão direito na primeira opção e execute-a como administrador.
  • Depois disso, teremos que executar este comando: Set-MpPreference -PUAProtection 1
  • Após executar este comando, a camada de segurança aberta é ativada e começará a funcionar sem nenhum tipo de problema. Você deve ter em mente que, ao contrário de outros aplicativos, impede a instalação de aplicativos indesejados.
  • O Windows Defender permite que eles sejam instalados, a única coisa é que depois de fazer isso, eles são enviados para a quarentena até que tomemos a decisão sobre o que queremos fazer com eles.
  • Caso a função não convença você ou não funcione conforme o esperado, a única coisa que você terá que fazer para desativá-la é retornar ao Janela PowerShell e em vez de ter o valor em “1“Apenas coloque”0” e pronto.