Skip to content

Como especificar e definir IPs de host permitidos de forma rápida e fácil (exemplo)

14 de abril de 2021

Ter um dispositivo que tenha a capacidade de conectar a uma rede tornou-se uma necessidade para a sociedade de hoje. Não importa mais se é um computador desktop, laptop, tablet, smartphone. Tudo que permite acessar a internet para obter qualquer tipo de informação. Nesta oportunidade, você aprenderá a especificar os IPs de host permitidos de uma forma muito simples.

No entanto, o conexão a uma rede Pode estar saturado por um grande número de dispositivos conectados, o que impedirá que você baixe todo aquele conteúdo que tanto deseja, ou representará um obstáculo ao entrar em determinadas plataformas.

A solução para o problema

Como esses problemas podem ser resolvidos? A primeira coisa seria que, se você tiver umpara rede wi-fi pública, faça as configurações pertinentes para torná-la uma rede privada. Seja em sua casa ou empresa, muitas pessoas estão apenas procurando um site com uma boa internet para aproveitar.

Agora, se apesar das medidas de segurança, você vir que há um grande número de dispositivos conectados, a situação pode ser um pouco mais complexa. É por isso que os fabricantes de roteadores tomaram medidas sobre o assunto para resolver esses tipos de problemas.

Identifique seus anfitriões

Embora a princípio o procedimento possa parecer um pouco tedioso, a alternativa que você visualizará neste texto é uma ferramenta perfeita para livrar-se daqueles usuários indesejados que, de uma forma ou de outra, conseguiram acessar sua rede em repetidas ocasiões.

Para começar, você deve começar identificando seus hosts. Por host, refere-se a qualquer dispositivo conectado a uma rede. Cada host é identificado por um IP, que é a identificação atribuída pelo roteador para cada dispositivo, e é o remédio que vai acabar com essa dor de cabeça.

Configure seu roteador

Cada roteador, em sua configuração, armazena uma ferramenta extremamente importante quando houver um, dois ou qualquer outro número de usuários pesquisando conectar para sua rede.

Filtragem MAC

Você pode imaginar a criação de uma lista de dispositivos que podem se conectar à sua rede? Ou melhor ainda, uma lista de dispositivos específicos que não podem se conectar à sua rede. Tudo isso é possível graças à ferramenta de filtragem MAC do seu roteador.

Filtragem MAC

Através desta incrível função, e através do endereço IP dos dispositivos, você poderá estabelecer ou definir quais dispositivos poderão usar sua rede Wi-Fi ou quais não, por meio de uma lista branca ou uma lista negra.

Embora não seja impenetrável, é ainda uma medida de segurança que com certeza irá lhe poupar muitos transtornos, pois, mesmo quando você puder fornecer sua senha WiFi ou manter sua rede pública, os usuários definidos na lista não conseguirão acessar isto.

Como se faz?

Se você deseja aprender a dominar esta extraordinária função do seu roteador, basta seguir as instruções muito simples que serão mostradas a seguir para começar a modelar a sua lista, e desta forma especificar os IPs de host permitidos.

Mas, primeiro, você deve ser claro sobre o que deseja fazer: permitir ou negar acesso à rede. Uma vez que seu objetivo é definido, você deve saber os endereços MAC dos dispositivos a serem incluídos na lista. Já o tens? Perfeito, proceda da seguinte forma:

  1. Insira as configurações do seu roteador. Normalmente é feito por meio de um navegador, inserindo o endereço IP do dispositivo, que, em geral, é: http://192.168.1.1
  2. Isso abrirá uma janela na qual será solicitado o nome de usuário e a senha do roteador. Nesses casos, o termo admin geralmente é o usuário e chave padrão.
  3. Acesse a opção de filtragem do seu roteador. Sua localização pode variar de acordo com o modelo e o fabricante.
  4. Selecione o tipo de filtro a ser aplicado: permitir ou negar.
  5. Adicione os endereços IP dos hosts que você deseja permitir ou negar o acesso à rede.

Chega de hospedeiros indesejados!

Depois de terminar com a lista, tudo o que resta é salvar as alterações e reinicie seu roteador para garantir que tenham efeito. Desta forma, quando esses hosts tentarem entrar em sua rede, o dispositivo irá gerar um erro de autenticação ou conexão. Definir e especificar os IPs de host permitidos nunca foi tão fácil, o que você está esperando? Não há mais dores de cabeça!