Skip to content

Como desativar a UEFI Bios em meu PC com Windows – rápido e fácil

18 de abril de 2021

O UEFI (interface de firmware extensível unificada) é o código de firmware de um chip na placa-mãe que fornece funções além do sistema básico de entrada / saída (BIOS).

A principal função do UEFI é iniciar os componentes de hardware e lançar o sistema operacional de um computador quando o ligamos.

Por exemplo, UEFI pode fornecer menus gráficos informações adicionais e informações do sistema em um computador, bem como diagnósticos básicos em computadores e tablets.

Isso é possível porque o UEFI trabalha com o BIOS para inicializar o hardware do computador ou tablet antes de transferir o controle do hardware para o sistema operacional. Então você tem a possibilidade de otimizar e diminuir a velocidade de sua CPU

A UEFI também pode carregar e exibir programas de software de dispositivo de armazenamento para fornecer mais funcionalidade, como informações mais detalhadas do sistema e diagnósticos de hardware mais extensos.

Portanto, é claro que tanto a UEFI quanto a BIOS são as tecnologias que controlam o hardware do nosso computador quando o iniciamos. Mas esses dois não fazem exatamente a mesma coisa. Qual é a diferença entre os dois?

Embora ambos sejam firmwares, ou seja, uma parte do código que fica armazenada em uma memória separada localizada na placa-mãe do computador. Como ele UEFI como BIOS Eles contêm as instruções que controlam as operações dos circuitos em nosso equipamento.

A principal função do BIOS é iniciar os componentes de hardware e lançar o sistema operacional de um computador quando o ligamos. Ele também carrega as funções de gerenciamento de energia e temperatura do computador. Mas se você quiser saber mais detalhadamente o que é, como funciona e para que é usado o BIOS, você pode aprender aqui.

Quando você liga o computador, O BIOS se encarrega de iniciar, configurar e verificar se o hardware do computador está em boas condições, incluindo o memória RAM, discos rígidos, placa-mãe ou placa gráfica.

Assim que o processo for concluído, selecione o dispositivo de inicialização e prossiga para iniciar o sistema operacional, dando-lhe o controle do computador.

Mas para ser capaz de acessar o UEFI, você primeiro precisa aprender como acessar ou entrar na configuração

O UEFI é basicamente o sucessor do BIOS. É um firmware renovado e com um sistema mais moderno. Embora as funções sejam semelhantes às de seu antecessor, ele tem melhorias substanciais, como uma interface gráfica muito mais moderna, um sistema de inicialização seguro, uma velocidade de inicialização mais alta ou suporte para discos rígidos maiores que 2 TB.

Porém, há quem decida desabilitar o UEFI da BIOS por motivos de operação e segurança. Do que se trata e como fazer? Leia mais para descobrir.

Por que alguns decidem desabilitar o UEFI do BIOS?

O UEFI tem um sistema de segurança integrado chamado Modo de segurança. Esta camada de segurança, instalada por padrão na placa-mãe do computador, evita que certos programas ou aplicativos não assinados ou certificados sejam executados quando o computador é inicializado, antes que o Windows inicie.

Como desativar o UEFI BIOS?

opções do windows 10 pc

A UEFI também impede que você detecte o disco rígido durante a instalação ou pós-instalação de alguns sistemas operacionais. E é possível fazermos sozinhos. Você apenas tem que seguir o 4 passos que você verá a seguir.

Passo 1

Em primeiro lugar, devemos pressionar o botão liga / desliga e, imediatamente depois, o botão “Esc” e no próximo menu, escolha o Opção SCU.

Passo 2

Então estaremos na BIOS. Localize-se na opção “Bota” e usando as setas direcionais do teclado, vamos descer até ver a opção “Boot Type” e vamos selecioná-la pressionando “Enter”.

etapa 3

Uma vez lá, você pode escolher entre três maneiras diferentes de inicializar: Dual, Legacy e UEFI. Selecione a opção “Legado” e, portanto, nosso computador não terá mais o modo UEFI habilitado.

Passo 4

Assim que o processo for concluído, você deve sair do BIOS Salvando alterações clicando na opção “Salvar e Sair”. Seguindo essas etapas simples, você poderá desabilitar a UEFI e parar de ter problemas ao instalar alguns aplicativos. Ainda assim, este é um processo delicado, então certifique-se de seguir bem as etapas.

Portanto, é impossível para certos programas, como Linux por exemplo, eles são executados em nosso computador. Por esse motivo, alguns decidem desabilitar o UEFI da BIOS para ter mais liberdade a esse respeito. E caso você não tenha UEFI, ficará feliz em saber que pode configurar o BIOS para melhorar a inicialização.