
Nos últimos anos, os aplicativos de chamada de vídeo são muito usados. Levando em conta que as distâncias físicas estão mais marcadas do que antes, os desenvolvedores do computador criaram uma solução para esse problema. No entanto, às vezes pode apresentar certos perigos para sua segurança. Para desabilitar o microfone em aplicativos do Windows, você deve ler este artigo inteiro.
Como o microfone é desabilitado nos Aplicativos do Windows?
Na internet você pode obter uma grande variedade de aplicativos que possuem funções semelhantes, isso lhe dá a oportunidade de escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades e não o obriga a usar um que você não gosta apenas porque é o única opção.
A função de videochamada é uma das ferramentas mais utilizadas nos últimos anos, dando às pessoas a oportunidade de ouvir apenas a voz de um ente querido, se não vê-los em tempo real.
Essa função também passou a ser utilizada para reuniões de trabalho, não sendo necessário que todos os convocados estejam na mesma localização geográfica. Eles só precisam ter um computador ou celular com acesso à internet para manter seus compromissos.
Para quem usa um computador para fazer videochamadas, saiba que às vezes pode ter alguns problemas com o uso do microfone. Um pouco de A pesquisa na Internet pode obter a solução a esses inconvenientes.
Os obstáculos não se limitam à função de microfone padrão do computador, mas também é comum que nosso computador não reconheça alguns dispositivos, como aparelhos auditivos. A boa notícia é que esse obstáculo pode ser resolvido com truques simples.
Agora, muitas pessoas que usam os aplicativos para se comunicar com outras pessoas, começaram a se preocupar porque o Windows apresentou alguns problemas com o uso do microfone e a invasão de privacidade. Portanto, este sistema operacional oferece as opções para controlar quais aplicativos podem ter o microfone ativado.
Embora para alguns a questão da privacidade não pareça importar para eles, porque eles pensam que se alguém os espionar, eles não têm material escandaloso que possam mostrar. A verdade é que todos nós precisamos nos preocupar em proteger nossos assuntos pessoais.
Entrando nas configurações do Windows
Os aplicativos que podem fazer chamadas de vídeo precisam de duas funções importantes: a câmera e o microfone. Por meio deles, podemos ver e ouvir tudo o que acontece durante a reunião. Algumas pessoas maliciosas se aproveitaram dessa situação para acessar seu computador através dos aplicativos.
Para isso, eles usam as mesmas ferramentas que oferecem tanto benefício, embora desta vez contra você como eles são: a câmera e o microfone. Alguns optaram por revisar as permissões do aplicativo para a câmera, a fim de estabelecer o uso que desejam dar a ela.
Quanto ao microfone, você pode desativar seu uso de várias maneiras. Uma delas é através das configurações do Windows. Na tela, você deve localizar o botão Iniciar na parte inferior e pressioná-lo. Em seguida, nas configurações, localize a seção Privacidade e segurança. Lá você verá a seção: Microfone.
Esta seção terá um switch, quando o switch estiver voltado para a direita, ele estará ativo. Nesse caso, você pode rolar para baixo e estabelecer quais dos aplicativos que você possui poderão acessar o uso do microfone.
Contudo, se você decidir remover esta opção para todos os aplicativos, você pode girar a chave para a esquerda. Esta ação desativa o uso desta função e elimina qualquer possibilidade de alguém espionar você.
Acessando o gerenciador de dispositivos
Qualquer esforço que você faça para proteger sua privacidade não é em vão e ninguém deve julgá-lo ou menosprezar as ações que você toma. O que muitos não sabem é que pessoas com grande conhecimento na área de tecnologia podem ouvir tudo o que acontece perto do seu computador
Embora muitas das coisas que você diz ou acontece naquele espaço onde o computador está podem ser triviais, você nunca pode prever quando algo acontecerá que aqueles que o espionam podem usá-lo contra você. Esse material pode ser entregue pessoas com quem você administra um negócio ou seus chefes.
Para evitar esses momentos ruins, você pode desativar o microfone usando o gerenciador de dispositivos. Para isso você deve clicar no ícone Iniciar e localizar o painel de controle, você também pode obtê-lo através da barra de pesquisa. Quando a janela correspondente for aberta, você deve selecionar a guia de entrada e saída de áudio.
Dentro dessa guia você pode ver a seção de microfone interno, apenas pressionando o clique direito sobre ele você pode desativá-lo. O sistema pedirá que você confirme a ação e ela estará pronta.
Da barra de tarefas
A barra de tarefas é uma das opções mais fáceis de usar para desativar o microfone. Alguns desconfiam de sua eficácia devido à simplicidade de seu processo, embora isso não seja necessariamente um argumento forte.
Para usar a barra, devemos ter a função de microfone ativada no sistema operacional Windows 10. Da barra de tarefas podemos subir ou descer o volume para os fones de ouvido ou microfone. Basta mover a barra de volume da direita para a esquerda e levá-la até o final, para remover todo o volume e também não poderá transmitir nenhum som.
Como verificar se o microfone nos aplicativos do Windows foi desativado?
Uma maneira muito simples de garantir que o microfone esteja desativado é acessar as configurações do sistema e, na seção de privacidade, entrar na seção de microfone. Se a chave de função estiver à direita, significa que está desabilitada.
Agora também você pode verificar a ação pelo painel de controle. Ao entrar no gerenciador de dispositivos, você deve clicar com o botão direito do mouse na guia do microfone e ver na janela pop-up se ela está desabilitada.