Skip to content

Como criar vídeos educacionais interativos com PlayFilm – rápido e fácil

24 de abril de 2021

Hoje existe a possibilidade de melhorar a forma como as aulas são ministradas aos alunos. Um deles é a inclusão de vídeos educacionais interativos. Um novo método implementado para manter o interesse no conteúdo.

Da mesma forma, essa diversidade consegue que as aulas sejam captadas de outra forma, para que aumenta o índice de conteúdo educacional capturado pelo aluno, garantindo que sua atenção não seja desviada.

No entanto, o projeto de construção de um vídeo interativo exige um período de trabalho muito longo, devido ao grau de complexidade que adquirem.

Felizmente, o PlayFilm é uma ferramenta capaz de gerar esse tipo de conteúdo em um período menor de tempo, e que pode ser utilizada por quem não tem conhecimento de criação e edição de vídeos interativos.

Vídeos educacionais interativos, a nova metodologia de aprendizagem

A ideia de um vídeo interativo consiste em um conteúdo audiovisual que certifique-se de que o visualizador faz parte do arquivo multimídia, a partir do momento em que começa a se reproduzir.

Tudo isso é possível por meio de interações adicionadas durante a edição de vídeo em si. Para que o usuário escolha o caminho e as ações que realizará.

Isso consegue ser implementado do ponto de vista institucional. Bem, os professores que usam vídeos educacionais interativos criam uma nova metodologia de aprendizagem para seus alunos.

Portanto, através das camadas transparentes, o professor pode cuidar da inserção elementos multimídia, interação por botões, questionários e até mesmo com vídeos animados em quadro branco. Para formar o arquivo que irá mostrar a sua turma.

Como os vídeos educacionais interativos são criados no PlayFilm?

O PlayFilm se constitui como um software profissional cuja plataforma permite a edição de vídeos comuns, sem a necessidade de realizar programação entre eles.

Desfrutar de seus serviços requer um registro gratuito gerado através da página do site. E depois, decida se trabalhará por meio do plano de teste ou de um serviço pago.

O objetivo deste programa é permitir a quem não conhece o assunto a possibilidade de criar este tipo de conteúdo. Economizando, por sua vez, muito dinheiro e tempo.

Cada um dos aspectos funcionais do software é conectado por meio de um armazenamento dentro da nuvem. Portanto, é fundamental se cadastrar no sistema.

Para começar a criar o conteúdo só é necessário importar o vídeo dentro da plataforma. Isso abre automaticamente uma tela de edição.

Sua usabilidade é bastante simples. Basta arrastar a interação desejada para o arquivo multimídia, no momento certo onde deseja que seja exibida. Ao posicioná-lo, você deve estabelecer a série de parâmetros e ações subsequentes que irá executar com base na interação que você implementa. Para que você possa criar o efeito desejado durante a reprodução.

Atualmente, eles não têm um grande grupo de interações, mas a combinação das existentes melhora significativamente o dinamismo de um vídeo.

No entanto, a empresa responsável pelo programa tentou aprimorar e aumentar essas opções criativas ao ensinar, priorizando a experiência e os resultados dos usuários.

Tipos de vídeos educacionais interativos que você pode criar com PlayFilm

types-educacional-interativo-videos-create-playfilm

  • A opção principal é “Escolha de vídeo”. Consiste em romper a linha narrativa do conteúdo para oferecer uma série de decisões que podem alterar o curso e o fim do mesmo.
  • Outro tipo é o “Aprendizagem de Vídeo”. É utilizado para tutoriais ou vídeos educacionais interativos, pois tem como objetivo o aprendizado de um tema específico.
  • O “Questionário de vídeo”É usado para coletar dados do tipo pesquisa ou conduzir uma avaliação do tipo questionário. A interação é que as perguntas variam de acordo com a escolha feita por cada usuário.

Embora estes não sejam os únicos tipos existentes dentro PlayFilm, São os mais úteis e recomendados para ampliar os limites da educação e a capacidade de retenção do conteúdo educacional ministrado.

Em última análise, implementá-lo nas aulas ajudará os professores a melhorar a capacidade de retenção de seus alunos e, assim, criar um maior interesse em estudar.