Skip to content

Como criar vários USBs inicializáveis ​​com picolé no Ubuntu Linux (exemplo)

14 de junho de 2021

As incríveis ferramentas dos computadores continuam a surpreender cada pessoa que as usa e a descobrir o que são capazes de fazer. Mudança de sistema operativoPor exemplo, pode ser um procedimento muito tedioso.

Além disso … o que acontece se você não gostar de um determinado sistema operacional? Quais são os passos a seguir para restaure o sistema operacional anterior ou instale um diferente? Provavelmente, em algum momento você se perguntou essas incógnitas e hoje, lendo isto, poderia dar-lhes respostas a essas perguntas.

Sistemas operacionais alternados

Como você pode alterar o sistema operacional do seu computador para um diferente ou vice-versa? A primeira coisa que, com certeza, virá à mente, é realizar o procedimento através do disco rígido. Porém, há uma solução alternativa muito interessante e útil.

Um USB diferente dos outros

A primeira coisa que você precisa para realizar este tipo de operação entre computadores, é tenha um dispositivo de iniciaçâo. Nesse caso, você pode ter um dispositivo USB. Porém, não é qualquer dispositivo USB, é um USB inicializável. Quer saber mais?

O que é um USB inicializável?

O termo inicialização está associado a “começar“Portanto, um USB inicializável nada mais é do que um meio de iniciar o procedimento de boot do seu computador, mesmo que ele não tenha um sistema operacional instalado.

O que você precisa para criar um USB inicializável

A primeira coisa, claro, é tem um dispositivo de armazenamento USB com espaço suficiente manter uma imagem ISO, bem como um programa de gravação dessa imagem (que, convém notar, conteria um número significativo de arquivos).

Embora não seja essencial, embora sim altamente recomendado, é que o dispositivo USB é 3.0, para garantir uma maior velocidade na transferência dos arquivos.

Onde posso criar esses USBs inicializáveis?

Esta você pode fazer isso de qualquer computador com qualquer sistema operacional. Porém, desta vez, atenção especial será dada àqueles que possuem o Ubuntu Linux.

Popsicle, a maneira de criar USB inicializável no Ubuntu

Para esta ocasião, o programa Popsicle será usado para criar um USB inicializável ou USB inicializável. Para fazer isso, a primeira coisa que você precisa são os repositórios. Nesse sentido, você deve começar a usar terminal Ubuntu Linux e digite o seguinte comando:

criar USB inicializável no Ubuntu

  • sudo add-apt-repository ppa: system76 / pop
  • O Ubuntu Linux pode levar alguns minutos para realizar a atualização correspondente.
  • Depois de atualizado, é hora de prosseguir com a instalação do Popsicle para a criação do USB inicializável. Para fazer isso, você digitará o seguinte comando: “sudo apt install popsicle popsicle-gtk
  • Agora prossiga para excluir o repositório que você instalou originalmente. Isso é feito para evitar a solicitação constante (e irritante) de atualizações. Portanto, você deve inserir o seguinte: “sudo add-apt-repository -r ppa: system76 / pop
  • Use o comando sudo apt update para atualizar o sistema.

Picolé instalado … e agora?

Depois de concluir esta série simples de etapas, a próxima etapa será procurar o programa para verifique se funciona corretamente. Se não sabe como funciona este tipo de programa, não se preocupe, aqui terá todas as informações de que necessita.

  • Conecte o dispositivo de armazenamento USB.
  • Ao usar o programa, você será solicitado a adicionar a imagem ISO referenciada anteriormente.
  • Clique próximo.
  • Selecione o (s) dispositivo (s) a ser usado como USB inicializável.
  • Clique próximo.
  • Aguarde alguns minutos e, ao final do procedimento, você verificará se seus dispositivos USB foram inicializados com sucesso.

Simples, prático, útil e importante, este tem sido o caminho para realizar este procedimento que pode ser decisivo em qualquer momento. Seguindo as instruções ao pé da letra, você verificará que seu USB inicializável está pronto para uso.

Do que está à espera para partilhar este novo conhecimento com pessoas que possam necessitar destas dicas importantes e extremamente úteis? É hora de colocá-los em prática.