Skip to content

Como criar uma tabela de dados de duas variáveis ​​no Excel – passo a passo (exemplo)

28 de maio de 2021

À medida que mergulhamos neste programa maravilhoso, com suas ferramentas poderosas, ficamos mais surpresos. Desta vez, trazemos a vocês um tópico interessante. Nós vamos te ensinar como crie duas tabelas de dados variáveis ​​no Excel. Isso é ótimo se você deseja ver o comportamento dos seus dados. Bem, primeiro vamos nos familiarizar com seus termos.

Tabela de dados e variáveis

O tabela de dados é um excelente recurso que possui o Excel, que permite alterar o valor de certas células, e observar como o resultado afeta o resto da tabela. Desta forma, ele analisa um conjunto de valores junto com a ferramenta “E se a análise”.

Variáveis É usado para salvar dados temporários que são usados ​​em um processo, módulo ou pasta de trabalho. O uso de variáveis ​​ajuda a tornar o trabalho mais eficiente e resumido. Ao usá-los, você deve cumprir certas regras.

  • Recomenda-se que o nome da variável comece com uma letra e não com um número. Se você pode adicionar números ao nome, mas o primeiro caractere deve ser uma letra. No Excel, as células são geralmente as variáveis, ficaria assim: C8.
  • É bom que você não use uma das palavras-chave do Excel como nome para a variável.
  • Deve consistir em uma sequência contínua de caracteres.

Levando isso em consideração, e entendendo melhor sua utilidade, imagine que você adquiriu um empréstimo para quitá-lo em um determinado prazo a uma taxa de juros variável. Na tabela, você determina as variáveis. Neste caso, seria o clima, porque varia conforme você efetua o pagamento.

Exemplo: A cada 6 meses você paga uma parte. Em 12 meses você paga outra parte … etc. Outra variável séria os interesses, porque com o passar do tempo os interesses variam. A matriz deve refletir: Pagamentos semestrais, de acordo com os juros vigentes no momento. E você pode ver seu comportamento em 5 anos. O tempo pode ser refletido nas colunas. E os interesses nas fileiras. Agora vamos te ensinar a prática, como criar uma tabela de dados variáveis ​​no Excel.

Crie uma tabela de dados com duas variáveis

Um bom amigo disse: “Com ilustrações nos entendemos melhor”. Bem, usaremos um exemplo muito simples que o ajudará a guiá-lo na criação da tabela. Vamos criar a tabuada de multiplicação.

  • Você abre uma nova planilha do Excel.
  • Escolha e selecione a célula para girar. (Pode ser qualquer um)
  • Insira a fórmula que irá gerar a multiplicação. Exemplo: A1 * A2. Aqui estão nossas 2 variáveis. Um deles representará o eixo das colunas e o outro o eixo das linhas. Desta célula à direita você criará as colunas, com números consecutivos: 1,2,3 … E abaixo desta célula, estabeleça as linhas com os números 1,2,3 … etc. Até onde? O limite é definido por você.
  • Em seguida, selecione a tabela inteira com o mouse. Ou seja, desde a célula dinâmica que armazena a fórmula até os limites da coluna e das linhas.
  • Vá para o menu superior, ative a guia “Dados” e toque na ferramenta “E se a análise”. (Isso é válido se você estiver em uma versão anterior do Excel, se você tiver uma versão atualizada, a busca por este recurso é mais direta e rápida).
  • Clique em “Tabela de dados”. Uma janela aparecerá. No campo da linha, coloque uma célula da fórmula (Exemplo: A1). No campo da coluna, coloque a outra célula (Exemplo A2). E aceite “. Isso é tudo.

uma tabuada de multiplicação

Você poderá ver como ao longo da tabela cada célula armazena um valor (o resultado da multiplicação, de um elemento da coluna com outro elemento da linha). Existem casos em que você precisa colar os dados de uma mesa em outro local, mas com certos critérios, para isso pode ser útil aprender a utilizar o pagamento especial do excel.

É muito simples; praticar este recurso irá ajudá-lo a incluir e experimente várias fórmulas e elementos mais complicados. Esperamos que você continue desfrutando do ótimo domínio e manuseio que o Excel tem com as tabelas. Se você quiser nos contar sobre sua experiência de trabalho no Excel, deixe seus comentários.