
A publicidade digital é uma das formas mais eficazes que as marcas usam para divulgue seus produtos e serviços. Basta abrir uma página da web e encontraremos um bom número de anúncios que inundam o site para serem notados. Na verdade, é a principal maneira pela qual os proprietários de sites ganham dinheiro e as marcas vendem seus produtos.
Hoje este tipo de publicidade não se encontra apenas em páginas web, também encontramos publicidade nas redes sociais. O Instagram não é exceção neste assunto; muitas marcas usam esse meio para suas campanhas publicitárias de forma muito eficaz. Instagram inclui a funcionalidade que podemos criar e colocar nossos próprios anúncios em histórias. Neste artigo vamos ensinar-lhe como fazê-lo.
O que é necessário para poder criar um anúncio para histórias do Instagram?
Além de ter criatividade e boa intuição para vender mais e melhor nas redes sociais, também precisamos ter alguns conhecimentos básicos sobre o uso de ferramentas de edição. Além disso, é necessário ter uma conta de publicidade no Facebook Ads, tenha sua conta do Instagram associada ao Facebook Ads e crie uma conversão de pixel no Facebook.
Uma conta de anúncios do Facebook
Facebook Ads é um sistema que nos permite criar e anunciar nossos próprios anúncios na rede social. Oferece a vantagem de poder filtrar os anúncios para que atinjam um determinado público e não exija um orçamento alto. Também oferece a opção de escolher a forma de pagamento, seja por cliques recebidos ou custo por impressões ou ações.
Para começar a criar e publicar anúncios com Facebook Ads, você precisa criar uma conta corporativa. Para fazer isso, siga estes passos: vá para business.facebook.com/overview e depois vá para ‘Criar conta’. Entramos com o e-mail e senha do Facebook e então você deve colocar o nome da empresa, seu nome e o endereço de e-mail da empresa. Por fim, clicamos em ‘Enviar’.
Vincule os anúncios do Facebook à sua página no Instagram
Presumivelmente você já tem sua conta do Instagram criada, agora o próximo passo é vincule as duas contas para que você possa usar os recursos do Facebook Ads. Para isso, abrimos a conta do Facebook Ads e, em seguida, vamos para a guia ‘Configurações’ no canto superior direito. Uma janela será aberta onde procuraremos a opção Instagram. Em seguida, fazemos login no Instagram e já temos as duas contas associadas.
Crie uma conversão de pixel no Facebook
Conversão de pixels do Facebook é um sistema que permite medir os diferentes eventos que ocorrem na sua conta Rede. Você pode medir quantas pessoas visitaram o site, quantas visualizaram ou compraram um produto, etc. Dessa forma, é possível saber quantas conversões nossos anúncios geraram e o custo envolvido.
Para criar um pixel de conversão, temos duas opções: acompanhar conversões com eventos e acompanhamento de conversão personalizado. Para fazer isso, vamos ao ‘Power editor’ e depois ‘Tools’ e depois ‘Pixels’. Na seção de pixels, pressionamos o botão ‘Criar conversão’ e escolhemos uma das duas opções disponíveis.
Como você pode começar a criar seu anúncio no Instagram?
Uma vez que tenhamos clareza sobre o que estamos buscando em nosso projeto publicitário, devemos avançar ainda mais em sua criação. Devemos determinar qual público queremos alcançar e o local onde o anúncio estará localizado, bem como a estratégia para atrair a atenção. Abaixo, explicamos as quatro etapas com mais detalhes.
Configurações de destino
Para criar um anúncio nos stories do Instagram devemos ter bem definido qual é o objetivo do anúncio. Embora a plataforma possa fazer isso automaticamente com base nos dados do seu histórico, ela nos dá mais opções de escolha: obter mais clientes, mais visitas, mais mensagens ou mais interação com o público.
Ajuste de público-alvo
Nesta seção é muito importante detalhar muito bem que tipo de público queremos alcançar com nosso anúncio. O Facebook associa esses parâmetros aos milhões de dados que possui dos milhões de pessoas que usam a plataforma. Nesta seção, o sistema permite segmentar o público por categorias como: sexo, idade, detalhes demográficos, etc. e inúmeros outros detalhes que ajudarão o algoritmo a atingir o público desejado.
Localização pretendida
Neste caso, devemos escolher onde queremos que nossos anúncios apareçam. Os anúncios criados pode ser segmentado para o Facebook e o Instagram. No nosso caso, os anúncios serão direcionados ao público que visita os stories do Instagram. Assim, podemos escolher apenas esta plataforma.
Escolha a chamada para ação
Nesse caso, devemos pensar na ação que queremos que as pessoas tenham quando virem seu anúncio. Está intimamente relacionado ao objetivo que buscamos com o anúncio. O sistema nos dá a opção de escolher o call to action através do botão CTA ‘call to action’ por sua sigla em inglês. Dependendo do objetivo temos as ligações para reservar, comprar, cadastrar, mais informações, enviar mensagem e ligar.
Para criar o anúncio para histórias do Instagram, siga estas etapas: abra o gerenciador de anúncios e selecione ‘Criar’. Escolha o objetivo, forneça os dados da campanha, na seção de localização selecione ‘Canais manuais’ > Histórias. Definimos o orçamento e a duração do anúncio. Em seguida, o formato do anúncio é vídeo, foto ou imagem ou por carrossel. Para finalizar damos ‘Confirmar’.
Em qual seção do Instagram ou Facebook Ads você pode ver seus resultados?
Se quisermos que o sistema faça otimizações automáticas em nossos anúncios, vamos para a seção ‘Ver mais variações’. Serão mostradas as possíveis variações que o anúncio pode sofrer após a otimização. Na seção ‘Instagram Stories’ podemos ver uma prévia do anúncio antes de enviá-lo para revisão. Há também a seção ‘Formato da história’ que nos permitirá ver a aparência do anúncio em determinadas histórias.