Skip to content

Como fazer ou criar meu próprio servidor de página da Web passo a passo? (Exemplo)

10 de junho de 2021

Criar seu próprio servidor de página da web não é complicado, ao contrário do que muitos usuários podem pensar. Se você está pensando em fazer isso, mas ainda não tem certeza de como, este tutorial é para você.

Ter um servidor de página da web local não é uma má ideia, pode ser feito com algumas ferramentas que você tem em casa ou que estão disponíveis em qualquer lugar loja de eletrônicos. Aqui você aprenderá como ter seu próprio servidor em casa, bem como as vantagens e desvantagens que isso acarreta.

O que é um servidor web, para que serve, como funciona e que tipos existem? É normal perguntar a eles, mas eles não são desconhecidos com respostas muito difíceis.

Vantagens de criar seu próprio servidor de página da web

Uma das principais vantagens de ter seu próprio processador de página da web é que você não precisa se preocupar com o limite de espaço, como se isso aconteceria ao usar um hosting, no qual você tem apenas alguns gigabytes de armazenamento.

Portanto, você não terá que se preocupar em liberar espaço no disco rígido do seu PC de vez em quando.

Você também pode fazer qualquer tipo de publicação, já que você faz isso localmente. Nem precisaria carregar a página da web toda vez que fizer uma alteração, porque ela seria salva localmente e automaticamente disponível após ser modificada.

Você pode até mesmo compartilhar um projeto gráfico feito, como uma planta arquitetônica no Photoshop.

Desvantagens de criar seu próprio servidor de página da web

No entanto, ter um processador de página da web local traz consigo uma série de problemas, que podem ser grandes ou pequenos, dependendo de quem os examina. Um dos principais problemas é o desperdício de largura de banda. Se o seu site está em alta demanda e você tem muito tráfego, pode consumir muita largura de banda.

É sempre conveniente verificar quantos megabytes sua Internet possui e medir a velocidade do WIFI, para que você tenha uma noção da capacidade de largura de banda.

Por outro lado, é que seu site pode carregar muito lentamente se eles tiverem uma linha ASDL, uma vez que este tipo de linhas tem muitas limitações.

Além disso, ao usar o computador de forma tão árdua, pode ser necessária uma manutenção mais frequente para evitar problemas que causam o travamento da web por algum tempo.

Etapas para criar seu próprio servidor de página da web

Crie seu próprio servidor páginas da web não precisa ser difícil. É verdade que pode ficar um pouco complicado dependendo da procura e das visitas que o seu site tem. No entanto, nada que não possa ser resolvido.

O mais importante é saber quais são as suas necessidades tome as decisões corretas ao criar seu próprio servidor de página da web.

Qual computador você vai usar?

Antes de decidir isso, você deve se perguntar uma série de perguntas, como, Qual programa será instalado como servidor? O número de visitas diárias? Qual será o seu tipo de carga?

Depois de responder às perguntas, você pode determinar que tipo de computador é melhor para você. Para começar, você não precisará de mais do que um Processador de 2 núcleos com 2 GB de RAM. Isso será mais do que suficiente para um servidor ideal.

Qual sistema operacional?

O mais comum é escolher entre Windows e Linux. Com um sistema operacional Windows Server 2008/2012 será o suficiente. No entanto, o Windows XP ou qualquer Linux também funciona decentemente.

Programa de servidor

Esta é uma etapa fundamental ao criar seu próprio processador de página da web. O mais recomendado é o servidor ApacheÉ um servidor totalmente gratuito e possui uma versão para Windows.

Conexão com a internet

O tipo de conexão de rede que você escolher limitará o número de usuários que podem entrar em seu servidor. Escolha um de acordo com as necessidades específicas do seu site.

Abra as portas do roteador
Para criar um servidor web preciso abrir a porta 80 ou seja, a porta para transmissões HTTP de seu roteador, para que seu servidor possa se comunicar com o mundo externo.

Contrate um domínio

O nome de domínio é aquele que identifique sua página da web. Este é o nome com o qual seus usuários poderão colocar você na web.

Ter um IP fixo ou dinâmico

Se o seu endereço IP for dinâmico, você deve obter um DNS dinâmico. Todos os servidores da web exigem um DNS que converte nomes de domínio em endereços IP.

Configure o firewall

De acordo com o ponto anterior, o seu IP de internet é o que dará aos usuários acesso às suas páginas da web. Por esta razão, o firewall que você usa deve permitir conexões de entrada para o servidor da web.