Skip to content

Como criar funções personalizadas no Visual Basic (exemplo) | Funções definidas pelo usuário UDF

31 de maio de 2021

Hoje todos nós queremos ser cada vez melhores no que gostamos e dar nosso toque pessoal ao que fazemos. E isso não é exceção ao usar ExcelVisto que, como esta é uma plataforma com muitas ferramentas para usar, queremos tirar o máximo dela personalizando-a.

Por esse motivo, funções personalizadas no Visual Basic, como a criação de um código de macro pessoal com acesso rápido e o uso do Funções UDF definidas pelo usuário com rapidez e facilidade, para realizar qualquer operação que desejar, sem limites.

O que são funções personalizadas no Visual Basic?

Estas funções personalizadas denominadas “User Defined Functions”, ou por sua sigla em inglês UDF (User Defined Functions), são aquelas que permitem por meio da utilização das funções, propriedades e métodos do VBA, que auxiliam determinados aspectos personalizados do Excel.

As mais de 300 funções que esta modalidade permite utilizar são realmente úteis para personalizar o nosso Excel da maneira que desejamos. único e diferente a de outros.

Como os desenvolvedores do Office não podem prever totalmente todas as operações que os usuários precisarão realizar, as funções personalizadas no Visual Basic tornam possível adicionar as operações matemáticas de que precisamos ao nosso Excel.

Como criar funções personalizadas no UDF definido pelo usuário do Visual Basic?

Certamente você está se perguntando como aproveitar todas essas funções úteis em seu Excel, bem, aqui mostramos como fazer isso.

Os passos para o conseguir não são nada complicados, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Na verdade, eles são realmente simples.

Tudo o que você precisa fazer para criar funções UDF personalizadas definidas pelo usuário no Visual Basic é:

  • Em primeiro lugar, você precisa definir a operação que deseja realizar com essas funções personalizadas.
  • Vá para o formulário ou tabela onde deseja definir a operação já planejada.
  • Uma vez lá, pressione Alt + F11 para ver o editor de Visual básico.
  • Dentre as opções que serão mostradas, clique em “Inserir” e depois em “Módulo”.
  • Você verá uma nova janela do módulo aparecer no lado direito do editor já mencionado, o do Visual Basic.
  • Por último, só teremos que usar a função em forma de código Excel, e a operação que deseja realizar no módulo que acabou de criar pode começar a fazer o seu trabalho.

Isso é tudo! Depois de ter seguido todos os passos fáceis acima, você já poderá usar a função especial que tanto deseja.

Algumas coisas a serem lembradas são que, se você tiver um Mac, terá que pressionar End + Alt + F11, em vez de apenas Alt + F11.

Lembre-se também que, se você tiver a versão 2007 do Excel, a capacidade máxima de caracteres para entrar nesses módulos é de 255. E se você tiver uma versão de anos anteriores, é de apenas 30 caracteres.

Da mesma forma, se precisar de mais ajuda, recomendamos que você visite a seção Ajuda do Office no site oficial da Microsoft e, assim, aproveite melhor as opções que o Excel oferece.

Que regras você deve seguir ao criar funções personalizadas no Visual Basic?

Para cada novo recurso que é disponibilizado para nós atualmente, há um certo número de regras que devem ser seguidas para use-os apropriadamenteE no Excel esta lei não é esquecida, pois, ao criar funções personalizadas, devemos seguir certas regras.

Por exemplo, algo que você não deve esquecer é que as funções personalizadas devem sempre começar com uma instrução “Function” e terminar com um “Em função”. Além disso, você deve sempre colocar em algum lugar uma instrução que atribua um valor a uma variável com o mesmo nome da função.

programas microsoft excel

Algo que pode ajudá-lo a melhorar a organização de suas linhas do Excel é saber como criar e aplicar um estilo de tabela personalizado no Excel, para que adapte-se às suas necessidades.