Skip to content

Como corrigir o erro ‘Não foi possível iniciar a rede hospedada pela Microsoft’ no Windows 10

22 de maio de 2021

Você recebeu a mensagem “Não foi possível marcar a Microsoft Hosted Network” no Windows 10? Conserte você mesmo em algumas etapas fáceis.

O Mensagem de erro “Não foi possível iniciar a Rede Hospedada da Microsoft” no Windows 10 significa falhas com um ponto de acesso. A mensagem traduzida “Não foi possível iniciar a Rede Hospedada da Microsoft” é uma dor de cabeça para os usuários do Windows.

Isso não significa que não haja uma solução rápida ou que permita conhecer as causas do problema para corrigi-lo. Não é preciso ser um gênio da informática para ser capaz de consertar este erro comum para Rede Hospedada do Windows.

O que significa o erro “Não foi possível marcar uma rede hospedada pela Microsoft com estrela no Windows 10?

Conforme mencionado acima, é um erro comum ao tentar criar hotspots móveis para compartilhar wi-fi. Ele é compartilhado por um computador Windows para que o ponto de acesso possa ser criado com eficiência, a menos que esse erro ocorra.

É uma função necessária para quem deseja compartilhar uma conexão Wi-Fi do computador ou laptop para dispositivos móveis. Isso pode se tornar incômodo devido a problemas de atualização do driver ou falta de compatibilidade, esta função não pode ser usada corretamente.

Principais soluções para o erro: “Não foi possível marcar uma rede hospedada pela Microsoft” no Windows 10

Atualização de drivers

O importante é conhecer agora a função Windows: Microsoft Hosted Network, usada para criar os pontos de acesso móveis. Um problema com este recurso pode ser causado por outros erros de atualização do Windows e seus drivers sem fio.

A versão moderna do Windows 10 não será capaz de realizar seu trabalho de forma eficiente se detectar que alguns drivers eles não estão atualizados. Neste cenário, também se aplicam aqueles drivers que foram danificados ou simplesmente pararam de funcionar, por serem incompatíveis.

Os drivers geralmente podem ser atualizados por meio de pesquisa automática no Administrador de dispositivos embutido no Windows. Ou usando a atualização de drivers por meio de softwares de terceiros que atendam a essa finalidade muito específica.

Problemas de compatibilidade

É importante levar em consideração compatibilidade do nosso computador ou laptop para usar esta função especial do Windows. Existem cenários em que podemos ter funções extras que precisamos usar, mas não temos conhecimento dos requisitos tecnológicos de que necessita para funcionar.

É uma causa muito comum ao tentar encontrar a origem do erro “Não foi possível iniciar a Rede Hospedada da Microsoft” no Windows 10. Há uma maneira muito prática e simples de confirmar a compatibilidade de equipamentos de computador com Windows inserindo simbolo do sistema (Admin).

A maneira mais rápida de acessar o prompt de comando é pressionando a tecla Windows + a tecla x. Você entra na janela NETSH WLAN mostrar drivers (literalmente como mostrado) e finalizado pressionando a tecla Enter.

Uma série de detalhes será mostrada, onde devemos procurar a seção “Rede hospedada suportada: sim”, indicando que sim existe compatibilidade. Se, ao contrário, não for mostrado, não poderemos criar um ponto de acesso móvel.

pessoa com celular e laptop

Soluções para o erro: “Não foi possível iniciar a rede hospedada pela Microsoft” no Windows 10

Ativação manual

Outros truques menos conhecidos para escapar do erro: “Não foi possível marcar a rede hospedada pela Microsoft” é ativando manualmente nós. Isso reiniciando a função do prompt de comando conforme explicado anteriormente.

Uma vez iniciado no computador pressionando a tecla Windows + x, escreveremos o seguinte: “netsh wlan start rede alojada”. Não vamos esquecer que para ativar o comando escrito você deve pressionar a tecla Enter para finalizar a ação mencionada

Saberemos que terá funcionado com sucesso porque a mensagem “a rede hospedada começou”. Feito isso, iniciaremos a função Windows 10 Microsoft Hosted Network para voltar a estabelecer a conexão.