Skip to content

Como corrigir o erro ‘CRITICAL_PROCESS_DIED’ ao instalar ou iniciar no Windows 10, 8 e 7

2 de maio de 2021

Com este guia, vamos te ensinar Como corrigir o erro ‘CRITICAL_PROCESS_DIED’ ao instalar ou inicializar no Windows 10, 8 e 7. Resumindo, este é um dos erros mais irritantes do Windows, mas existem algumas alternativas que podem ser seguidas.

Corrija o erro CRITICAL_PROCESS_DIED quando o Windows é iniciado

O erro CRITICAL_PROCESS_DIED é um dos que pode atrapalhar a tranquilidade, uma vez que acarreta não ser capaz de usar o computador. Na verdade, em muitas ocasiões, quando esse erro aparece, o Windows exige que o sistema seja reiniciado ou o computador seja desligado diretamente.

Este erro é acompanhado por código 0x000000EF, é por isso que aparece como uma tela azul. Em qualquer caso, como você certamente sabe, telas azuis podem referir-se a um grande número de problemas diferentes, portanto, será necessário considerar várias alternativas para resolver o problema.

O grande contratempo desse erro é que ele pode até mesmo criar um loop de reinicialização constante. É claro que, quando essa falha ocorre, geralmente a única solução é recorrer à instalação do Windows do zero. Mesmo assim, atingir a resolução anterior não é o ideal, então vamos ver as opções que você pode tentar quando o erro CRITICAL_PROCESS_DIED surgir.

Inicialize em modo de segurança para corrigir o erro CRITICAL_PROCESS_DIED

Iniciar o modo de segurança pode nos ajudar verifique o status do equipamento, também é geralmente necessário quando ocorre o erro CRITICAL_PROCESS_DIED. Por outro lado, inicializar em modo de segurança determina que existe uma possível solução. Por este motivo, primeiro inicie o seu computador no modo de segurança.

Uma vez que você está em sua equipe, há várias coisas que podemos fazer. Será necessário verificar alguns métodos para resolver o problema:

Verifique se há atualizações do Windows

Depois de inicializar no modo de segurança, vá até o menu iniciar e procure por “Configurações”. Agora, vá ao final e localize “Atualização e segurança”, por fim clique em “Windows Update”. Vá em “Atualizar histórico” e clique em “Desinstalar atualizações”.

Todas as atualizações recentes serão exibidas, analise a data de cada uma e se você acha que alguma foi a culpada, tente desinstalá-la. Após a desinstalação, simplesmente reinicie o computador no modo normal e verifique se o erro CRITICAL_PROCESS_DIED foi removido.

Desinstalar drivers recentes

Você precisará se lembrar de suas últimas ações para encontrar a falha que causa o erro CRITICAL_PROCESS_DIED. Se você instalou um driver recentemente, esse pode ser o problema. Diante disso, também no modo de segurança, você tem a possibilidade de desinstalar programas e drivers.

Vá para o painel de controle e depois para a seção “Programas e características”. Aqui, localize o driver instalado recentemente e tente desinstalá-lo. Claramente, depois de tentar esta solução, é aconselhável atualizar os drivers do seu PC com Windows.

Use a função de varredura

O Windows apresenta uma opção com a qual podemos fazer a varredura do sistema. O objetivo desta ferramenta é justamente localizar arquivos ausentes que podem gerar erros como o erro CRITICAL_PROCESS_DIED.

No modo de segurança, basta pressionar a tecla Windows + R, que abrirá a opção “Executar”. Aqui digite “CMD” e pressione a tecla Enter. O console de comando do Windows será exibido, nesta seção apenas digite sfc / scannow e pressione a tecla Enter.

tela azul de erro do windows

O procedimento acima fará a varredura do sistema e buscará consertar os erros dos arquivos corrompidos. Quando a verificação terminar, simplesmente reinicie o computador normalmente e verifique se o computador está funcionando corretamente.

Outra alternativa

Se nenhuma das opções acima for funcional, ainda há outras alternativas que podem ser usadas. Um deles é reparar setores defeituosos no disco rígido. Esta opção irá analisar se há falhas no arquivos gravados no disco rígido e procurará reparar esses setores. Muitas vezes você pode recuperar as informações do disco rígido e, portanto, resolver erros como o erro CRITICAL_PROCESS_DIED.

Em suma, a função de reparar setores costuma ser eficiente para consertar alguns bugs. Da mesma forma, também é capaz de nos mostrar e nosso disco rígido funciona corretamente. Na verdade, quando o reparo do setor mostra muitos erros ou apenas trava em algum ponto, isso possivelmente significa que precisamos substituir a unidade.