Skip to content

Como converter um ISO para USB inicializável com meu PC? – Tutorial completo

11 de janeiro de 2022

Quando eles aparecem sérios problemas com o sistema operacional que você tem ou pretende instalar um do zero em seu computador, uma boa opção é criar um USB inicializável, que contenha o arquivo ISO do sistema operacional que você deseja, ou seja, criar um USB inicializável. Aqui estão tudo o que você precisa saber, para que você possa fazer isso sozinho.

Como você grava um ISO para USB no Windows?

Os arquivos ISO são uma cópia idêntica de um drive óptico, eles ganharam muita fama anos atrás com a clonagem de filmes ou programas em DVD, ou jogos de formatos anteriores de PSX ou PSD. E surgiram programas muito bons para boot, com o passar do tempo essas funções foram sendo bastante esquecidas, pois são consideradas obsoletas.

No entanto, para casos específicos ainda é muito útil, de fato, a Microsoft em seu site oficial habilitou a opção de baixar a imagem ISO do sistema operacional Windows através da Media Creation Tool. acesse o site oficial do Windows USB / DVD Download Tool, escolha o idioma, baixe e instale o arquivo.

Que tipo de suporte de dados para dar?

Agora que você tem a ferramenta, é hora de você aprender cada um dos passos necessários para que você possa executá-la corretamente:

  1. Escolha o arquivo ISO que você acabou de baixar.
  2. Escolha o tipo de suporte de dados, neste caso selecione o dispositivo USB.
  3. Insira a chave USBAqui, selecione a unidade que você escolheu para ela, ela não deve ter menos de 4 GB de capacidade, nem ter proteção contra gravação, considere que qualquer arquivo que ela contenha será deletado.
  4. Começar a copiarQuando estiver 100% concluído, você terá o USB inicializável pronto para uso.

Como usar o Rufus para criar um USB inicializável?

Rufus é uma ferramenta alternativa que permite copiar ou excluir cópias em um dispositivo, sua principal vantagem é que é bastante leve, não é necessário instaladorSomente com o arquivo .exe você poderá utilizar suas funções.

Para converter uma memória USB em um disco inicializável usando o Rufus, o procedimento é muito simples e explicaremos a seguir:

  • A primeira coisa que você deve fazer é baixe o programa e abra.
  • Quando estiver na interface do Rufus, você deve conectar a memória USB ao PCDesta forma, o programa irá reconhecê-lo automaticamente como o dispositivo em que irá trabalhar.
  • Para evitar incompatibilidades, na seção “Tipo de partição e sistema de destino”, escolha “Tipo de partição MBR para BIOS ou UEFI”. Você também pode renomear o pendrive na seção “Nova etiqueta”.
  • Nas opções de formatação, verifique se “Formato rápido”, “Adicionar rótulos e ícones estendidos” e “criar disco de inicialização com” estão marcados, para este último selecione na lista da imagem ISO direita e clicando no ícone do disco, escolha o arquivo ISO que você vai copiar para o USB.
  • Agora é só clicar em iniciar, aguardar a conclusão do procedimento e o pendrive estará pronto para uso.

pendrive conectado a um notebook

Quais alternativas ao Rufus você tem para converter uma inicialização ISO em uma USB?

Existem vários programas que permitem criar uma memória de inicialização, embora o Rufus seja um dos mais completos e funcionais, deixamos duas alternativas que você pode usar da mesma maneira:

Ferramenta de instalação do Windows 10

O Windows 10 permite que você crie uma mídia inicializável ignorando a gravação do arquivo ISOEm vez disso, ele é baixado diretamente e armazenado na unidade USB. Para fazer isso, você deve obter o software oficial neste link: https://www.microsoft.com/es-es/software-download/windows10%20 e executá-lo.

Depois de aceitar os termos e condições, você escolhe a opção “criar mídia de instalação”. Acompanhe o processo de definição do idioma, edição e arquitetura. Escolha o meio para usar “USB flash drive” (deve ter no mínimo 8 GB), selecione o pendrive e clique em próximo para iniciar o download (pode demorar várias horas), quando atingir 100% você terá a unidade de inicialização carregada com o Windows 10.

UNetbootin

Este aplicativo, por sua vez, permite criar USB inicializável, não apenas a partir de dispositivos Windows, mas também de GNU/Linux ou macOS. Você pode baixar o arquivo ISO para fazer upload diretamente deste aplicativo ou escolher um que você baixou anteriormente. Seu uso é bastante intuitivo e você pode obtê-lo na página oficial do UNetbootin.

Dependendo de suas necessidades e recursos, você pode escolher o que mais combina com você e assim resolver problemas com seu sistema operacional ou atualizar para um superior.