Skip to content

Como converter arquivo VDI para VMDK no Windows facilmente

13 de junho de 2021

Alterar uma instância do VirtualBox para VMWare pode ser um processo complicado. Mas é tão simples quanto converter arquivo de disco VDI para VMDK. Se o seu PC for Windows, leia e descubra como fazer isso em questão de minutos.

Tipos de arquivo de disco rígido virtual

  • VMDK: o VirtualBox Machine Disk é o formato utilizado pela VMWare e é compatível com todo o seu ambiente. O Virtual Box suporta este tipo de formato sem problemas, portanto, é o indicado para trabalhar em qualquer um dos dois ecossistemas.
  • VDI: Sua sigla em inglês é VirtualBox Disk Image e é o formato usado pela empresa Oracle para o programa Virtual Box.
  • QCOW: é o formato usado para o programa QEMU. Sua sigla em inglês é QEMU Copy on Write. Outro que é freqüentemente usado é o QED ou o disco QEMU Enchanced.
  • VHD: é o formato de disco rígido virtual padrão. A vantagem do Disco Rígido Virtual é a sua versatilidade, pois suporta quase todas as partições e diversos usuários para cada sistema operacional. É usado com freqüência com o Microsoft Virtual PC.

Converter um arquivo VDI em VMDK

  • Abra o terminal ou o console do sistema: Entre no console do sistema com as teclas de atalho (Windows + R) e digite CMD. Abra o console no modo de administrador.
  • Escreva o caminho da pasta VirtualBox: Escreva a seguinte linha na tela preta: cd C: Arquivos de programas Oracle VirtualBox. Tanto o caminho quanto a letra da partição do disco podem mudar dependendo de onde a pasta do programa está localizada.
  • Clone o disco atual e reformate: Agora digite a linha de comando VBoxManage clonehd Disk_name.dvi Disk_name.vmdk – format vmdk. Altere Disk_Name para o nome real do arquivo que deseja modificar e pressione a tecla Enter.

Usando comandos VBox

Os comandos VBox têm vários utilitários para gerenciar máquinas virtuais do VirtualBox por meio de pedidos por escrito. Isso geralmente é uma grande vantagem quando há problemas com a interface gráfica do programa. Os comandos mais comumente usados:

  • Veja informações sobre discos virtuais: VBoxManage showhdinfo
  • Crie um novo disco rígido virtual: VBoxManage createhd
  • Mostre uma lista de máquinas virtuais e suas propriedades: Lista VBoxManage
  • Importe uma imagem de disco: Importação de VBoxManage
  • Inicie uma máquina virtual: VBoxManage startvm “vmachine”
  • Pare uma máquina virtual: VBoxManage controlvm “vmachine” pausa
  • Reinicie uma máquina virtual que está pausada: VBoxManage controlvm currículo “vmachine”
  • Reinicie uma máquina virtual (redefinir): VBoxManage controlvm “vmachine” reset

Diferenças entre Virtual Box e VMware

A VMware, mais do que oferecer um serviço de virtualização, oferece um ecossistema completo de ferramentas para usar vários aplicativos conectados. Foi o primeiro a virtualizar sistemas x86.

Diferenças entre Virtual Box e VMware

O ambiente VMware pode ser usado como uma nuvem privada e até mesmo gerenciado como um centro de gerenciamento de dispositivos móveis. Enquanto o Virtual Box é um software de virtualização robusto que funciona com todos plataformas x86.

Com o Virtual Box você pode alternar de um sistema operacional para outro, apenas alterando a janela. É caracterizado por oferecer um ambiente seguro e independente para cada máquina.

Além de oferecer um licença gratuita do Oracle VM, basta fazer o download para usá-lo. Em vez disso, o VMware Workstarion Pro é gratuito, mas por um período de teste. A licença do VMware Workstation pro custa US $ 299,99.

À medida que o Virtual Box evolui, ele se assemelha mais aos recursos do VMware, embora não tenha o mesmo Capacidade de gráficos 3D e compatibilidade com ambientes vCloud Air ou Sphere.