Skip to content

Como consultar e selecionar objetos com VBA facilmente

30 de maio de 2021

Visual Basic ou também conhecido como VBA, é uma ferramenta que todos os programas que compõem o pacote Microsoft Office possuem.

Basicamente, é um janela de linguagem programática que se encarrega de planejar uma seqüência de tarefas, dependendo da forma como o usuário a estabelece, que podem ser executadas através de uma tecla ou pressionando um ícone dentro do programa.

A sua utilização é essencial, de um modo geral, para realizar funções que parecem impossíveis para o sistema do programa, como fechar o Word ou outro software Office através dele. Portanto, cada usuário executa uma determinada ação e pode economizar uma quantidade significativa de tempo.

Configurar uma tarefa no Visual Basic pode parecer um processo demorado, mas felizmente existem guias como este que mostram as etapas para aprender a usar macros da Microsoft.

Generalidades para aprender a consultar e selecionar objetos com VBA

Anteriormente havia sido mencionado que esta ferramenta, chamada Visual Basic, nada mais era do que uma janela de linguagem programática que se encarregava de cumprir uma certa tarefa por ordem de uma pessoa.

Essas funções podem realizar uma cadeia de ações ou simplesmente estabelecer uma configuração dentro do programa, acessando-o por meio de um atalho de teclado ou clicando em um ícone na tela.

Criação de um script VBA

Esses scripts famosos nada mais são do que a sintaxe que é estabelecida para uma cadeia de ações se desdobrar ao ativar a macro.

Para projetar seu próprio código de ação em Visual Basic, você deve entrar na guia “Exibir” na barra de ferramentas e, em seguida, clicar no botão que leva o nome “Macro”.

Ao selecionar a opção “Criar Macro”, você poderá decidir se deseja que seja uma configuração de teclado ou um ícone na tela, então só será suficiente registrar a sequência de ações a serem realizadas ou transcrever o código manualmente.

Defina a função QUERY por meio do Visual Basic

No VBA você pode programar um número infinito de tarefas e habilidades, cada uma com uma função e propriedade específicas, o que permitirá execute um ou mais comandos pressionando um atalho.

Consultar é uma capacidade do Excel que permite pesquisar dados dentro de um determinado intervalo, portanto, nesta linguagem programática, deve-se estabelecer o termo a ser localizado e o número de células onde ele provavelmente se encontra.

Só assim será possível consultar os dados especificados pelo usuário, cujo termo pode ser alterado sempre que necessário, a fim de facilitar o trabalho.

Definir a função SELECT via VBA

Da mesma forma que se fazia anteriormente, para poder selecionar uma célula ou objeto específico, bastará transcrevê-lo dentro da janela “Macros” ou gravar a ação uma vez pressionada esta opção.

No entanto, há uma característica que diferencia as duas funções: embora a consulta seja responsável por pesquisar um termo ou valor, selecione apenas lida com mantenha pressionada uma célula ou objeto dentro da planilha ativa.

funções códigos vba

Embora nem sempre seja necessário manter um objeto ativo para poder trabalhar confortavelmente, pode ser mais fácil executar tarefas por meio de atalhos simples que podem ser usados ​​simultaneamente dentro do programa.

Sintaxe da função SELECT

Na guia de programação VBA, a função “Selecionar” deve ser determinado por um intervalo ou uma célula, que nada mais é do que aquele que será pressionado toda vez que a macro for ativada.

Da mesma forma, deve estar acompanhada da propriedade “Fórmula”, uma vez que funciona de forma adequada com o intervalo que o usuário determina para trabalhar.

No caso de programar qualquer uma das duas funções e o software anunciar um erro na codificação, como nas planilhas do Excel, a sintaxe de cada uma deve ser analisada profundamente para saber onde modificá-la e assim poder executá-la normalmente.