Skip to content

Como configurar e conectar máquinas virtuais por wi-fi ou rede externa no VirtualBox (exemplo)

10 de junho de 2021

O VirtualBox é de longe um dos programas mais completos que podemos encontrar, com ele podemos fazer algo muito novo. Usando o VirtualBox e suas funções é possível operar um segundo computador dentro do nosso PC, e até mesmo salvar o estado da máquina virtual. Como em um PC normal, é importante saber como configurar e conectar máquinas virtuais no VirtualBox por Wifi ou rede externa.

Existem muitos usos que podem ser dados a uma máquina virtual, por exemplo, é uma grande ajuda para combater vírus. Qualquer vírus que possa penetrar em sua máquina virtual pode ser facilmente removido excluindo a máquina. E o melhor é que o próprio programa permite criar uma grande variedade de máquinas, de acordo com a sua finalidade.

Como configurar e conectar máquinas virtuais via Wi-Fi?

As máquinas virtuais que podem ser criadas com o VirtualBox têm opções tão variadas quanto as oferecidas por um computador físico. Na verdade, é possível clonar uma máquina virtual e até mesmo conectar um sinal Wi-Fi ou uma rede externa a qualquer máquina virtual que criarmos. Podemos fazer isso a partir do guia de configurações da máquina virtual com base no sistema operacional que escolhemos.

A configuração da própria máquina virtual nos permite selecionar uma rede particular. Para conseguir isso, em primeiro lugar, devemos acessar as opções e configurações do sistema operacional que escolhemos para o caixa virtual. Lá seremos apresentados a um grande número de opções que envolvem desde o sistema e a tela, até o USB e a interface do usuário.

É entre essas opções e configurações onde podemos encontrar aquela que nos permite conecte nossa máquina virtual para Wi-Fi ou uma rede externa.

Para começar com este processo, vamos seguir as seguintes etapas que são feitas para conectar rapidamente ao nosso máquina virtual para Wifi.

  • Vamos selecionar a máquina virtual que queremos editar, independentemente do sistema operacional com o qual trabalha.
  • Vamos para a seção “(Sistema operacional) – Contexto“na qual você encontrará toda a variedade de opções mencionadas acima. Agora escolheremos a seção” Rede “onde veremos 4 opções de adaptadores, primeiro, segundo, terceiro e quarto.
  • O primeiro naturalmente terá poucos campos para editar, mas não tocaremos ou manipularemos os ativos. Em vez disso, iremos diretamente para o segundo adaptador denominado “Adaptador 2”, que será o que editaremos.
  • No campo “Conectado a:” selecionaremos a opção “Adaptador de ponte”. Vamos escolher o nome de nossa equipe e passaremos para a próxima etapa na qual deixaremos o nome padrão do adaptador. Também negaremos o “modo promíscuo” e, finalmente, deixaremos o endereço do sistema operacional como está.

Por fim, só resta fazer o login em nossa máquina virtual para verificar se ela já está conectada ao wi-fi. Se uma vez lá dentro não virmos sinais de que ele esteja conectado ou possa navegar, é provável que tenhamos cometido algum erro durante o processo.

O VirtualBox é sem dúvida uma ferramenta valiosa, mas como outros programas, pode ser bastante difícil de usar, por isso é importante conhecer exatamente cada parte do processo. Quando você já é um mestre, também pode configurar redes do tipo NAT.

Como funciona o Wi-Fi em uma máquina virtual

Como as máquinas virtuais são projetadas especificamente para emular todas as funções de um computador físico, você pode conectá-las à Internet. Seja através de uma conexão sem fio, como seria o do wi-fi, ou um cabo Ethernet direto, é possível. No entanto, a própria maneira como funciona seria considerada muito mais interessante.

inserir comandos

Tendo em vista o fato de que é um programa virtual, que emula um computador dentro do seu, pode parecer confuso. Mas está muito longe da realidade, basta detectar a possível conexão wi-fi ou uma rede externa após ter seguido os passos anteriores.

Assim, você pode começar a usar sua máquina virtual com muita facilidade, mesmo navegando na Internet como se fosse um computador físico. Você pode baixar arquivos da Internet, navegar, compartilhar arquivos do seu PC com a máquina virtual, assistir a vídeos e muito mais, sem complicações ou grandes problemas.