Skip to content

Como conectar dois computadores a um disco rígido externo com duas saídas USB? (Exemplo)

19 de abril de 2021

A necessidade de conectar dois computadores a um disco rígido externo surge do compartilhamento de dados rapidamente sem usar redes de Internet. Esta pode ser uma excelente opção para realizar um trabalho conjunto e editar certos arquivos que podem ser manipulados por ambos os computadores (e é que você pode até instalar um sistema operacional em um disco rígido externo ou inicializar o sistema operacional a partir de um disco rígido externo , se desejado).

Como conectar dois computadores a um disco rígido externo?

Fazer a conexão via cabo USB pode ser a maneira mais fácil, mas lembre-se de que esse é um método que requer ferramentas. A maioria dos discos rígidos externos possui um par de conectores USB, mas isso não significa que eles possam ser usados ​​ao mesmo tempo.

Observe que será necessário coordenar o uso do disco rígido se os dois computadores estiverem ligados ao mesmo tempo. O mais recomendado e menos arriscado é usar um Switch, esta ferramenta de computador permite que você conecte um dispositivo via USB e distribuir as informações. É basicamente a forma mais segura de fazer este tipo de conexão, os riscos de não fazer com este aparelho são bastante elevados.

Conecte dois computadores a um disco rígido externo usando um switch

Essas ferramentas são projetadas para permitir acesso múltiplo a qualquer dispositivo conectado via USB, eles podem ser encontrados em diferentes tipos. Primeiro, você deve escolher o Switch necessário, embora a maioria tenha pelo menos 4 portas para outros dispositivos, é possível encontrar apenas duas. Depois de ter o switch, você deve conectar o disco rígido, será por meio da única entrada USB que essas equipes de distribuição costumam ter.

Para computadores, você deve usar as portas USB que geralmente são paralelas à anterior, escolha um switch que tenha os conectores adequados. Isso porque, normalmente, eles podem incluir diferentes tipos de USB, A ou B, lembre-se que este pode ser usado para conectar diferentes tipos de dispositivos.

Feito isso, basta ligar os computadores e você terá acesso ao disco rígido com facilidade e sem riscos. Observe que alguns desses switches podem exigir energia adicional para uso com um disco rígido externo.

Por que NÃO conectar computadores a um disco rígido externo sem um mediador?

Se você já possui um disco rígido externo, saiba que ele requer uma fonte de alimentação para funcionar, normalmente fornecida pelo PC ao qual está conectado. Isso fará com que o disco funcione com tranquilidade, mas o problema é quando conectamos dois ou mais dispositivos, aqui começam os riscos.

É contraproducente conectar diretamente dois dispositivos a um disco rígido porque isso (embora possa não acontecer) geralmente gera uma carga excessiva que pode danificar o disco rígido.

Um excesso de eletricidade pode causar curto-circuito no disco rígido, perdendo todas as informações que ele possa conter. Por isso não é recomendável conectar mais de um computador diretamente ao disco rígido, é mais uma medida preventiva.

Método sem fio de conexão de computadores

Muitas pessoas, quando a conexão com o dito disco rígido deve ser constante, preferem usar mais mídias ”simples”E ainda mais barato do que comprar vários Switches.

dois laptops

A primeira coisa a fazer é conectar todos os computadores na mesma rede, para isso você pode usar um roteador de rede, Wi-Fi ou conexão com fio. Neste método é necessário conectar o disco rígido a um dos computadores, fazendo com que ele acesse os arquivos diretamente.

Para tornar o disco acessível a outros usuários na rede, você deve habilitá-lo, usando a capacidade de compartilhar arquivos com usuários da rede.

Siga os passos, clique com o botão direito na unidade> “Propriedades”> “Compartilhamento”> Marque as caixas “Compartilhar este arquivo na rede” Y “Permitir que usuários da rede modifiquem arquivos.” Com esta etapa você terá conseguido que todos os adeptos da rede possam acessar os dados, lembrando que isso é ideal apenas para redes privadas.

E é isso, está feito, então é hora de ir. Se você tiver um problema que não foi levantado aqui, como um disco rígido externo aparecendo ou não foi detectado pelo Windows, você deve procurar uma solução para esse problema na internet ou obter aconselhamento, porque fazer você mesmo é arriscado.