Skip to content

Como conectar dispositivos USB à máquina virtual com Hyper-V

28 de abril de 2021

Em 2008, o Windows lançou o programa virtual Hyper-V, uma tecnologia que trabalha junto com o software para aproveitar as vantagens dos processadores de 64 bits.

Está máquina virtual permite observar um segundo ou mesmo um terceiro sistema operacional no disco rígido, desde que o hardware dê acesso. Algumas das vantagens oferecidas por este programa é que é integrado ao Windows e permite que você trabalhe melhor com software e hardware.

Conectando o dispositivo USB a uma máquina virtual com Hyper-V

O Hyper-v possui uma funcionalidade que permite realizar uma transferência de informações através do dispositivo USB dentro da máquina virtual.

Mas se você precisar acessar um dispositivo USB, que está conectado ao computador e perceber que o Hyper-V não dá lugar ao USB, o que fazer? Primeiro, lembre-se de que o Hyper-V é um hipervisor classe 1, isso indica que o sistema operacional pode bloquear uma entrada USB.

Em segundo lugar, se o Hyper-V não atribuir a você uma entrada USB, você pode usar alguns dos opções para habilitar backup Hyper-V USB. Por esse motivo, discutiremos brevemente os métodos para acessar USB no Hyper-V de uma forma simples, quando algum desses problemas acontecer com você.

Use o software para acessar o dispositivo USB no Hyper-V

Para resolver o problema de bloqueio de uma porta USB pelo Hyper-V, você pode contar com os seguintes programas de software para solucioná-lo.

  1. FlexiHub, é um programa que usa tecnologia USB sobre Ethernet para transmitir informações para dispositivos USB usando a web. Este programa pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e Android, para remediar o travamento que o Hyper-V causou ao bloquear a entrada USB.
  2. USB na rede, é um aplicativo de software que torna os dispositivos acessíveis, independentemente do computador. Graças a esta aplicação, você poderá se conectar a qualquer máquina virtual, não importando a distância que esteja. Ele até se torna uma ferramenta muito útil para trabalhar com USB Hyper-V no Windows 7/8/10.

computadores de escritório

Etapas para conectar o dispositivo USB no Hyper-V

Como mencionamos anteriormente existem dois programas de software, que são muito úteis para conectar um dispositivo USB no Hyper-V. Agora, se você não sabe como vincular o dispositivo USB à máquina virtual Hyper-V, pode orientar-se por meio dessas etapas práticas para consegui-lo.

FlexiHub

Para usar o aplicativo FlexiHub, você precisará seguir os seguintes passos.

  • Crie um conta no FlexiHub.
  • Insira o número de conexões com as quais deseja trabalhar e faça um teste gratuito. Depois disso você pode baixe o aplicativo.
  • Em seguida, você deve instalar o FlexiHub nas máquinas host e nos outros convidados.
  • Inicie a sessão FlexiHub em ambos os sistemas com as mesmas credenciais de aplicativo.

Depois disso, você poderá entrar em seu Hyper-V e localizar o dispositivo USB que vai usar com o software. E para iniciar este processo, você só terá que selecionar “Ligar”.

  • Depois disso, você já terá acesso total ao conteúdo e às funções do dispositivo, como se estivesse conectado diretamente à máquina virtual.

Software USB

Para conectar o dispositivo USB em uma área da área de trabalho ao VM Hyper-V, você deve se orientar pelas etapas a seguir.

  • Você deve primeiro conceder acesso à conexão da área de trabalho como um sistema convidado.
  • Mas para conseguir isso, você deve entre na sua máquina virtual e acesse a configuração “Sistema e segurança”, que encontrará no painel de controle.
  • Então você terá que selecionar a opção “Permitir acesso remoto”, e então pressionar a alternativa “Conectar USB Hyper-V.
  • Depois disso, aparecerá uma janela, com as informações das propriedades do sistema, onde você verá uma guia que diz “Remoto”.
  • Você deve selecionar esta opção e pressionar “Acessar conexões de assistência remota neste computador”.
  • E então você deve selecionar a opção “OK” para poder acessar Hyper-V remoto.

Como você deve ter notado, conectar um dispositivo USB a uma máquina virtual Hyper-V é simples, se você tiver os programas certos. Por isso, ao seguir estas dicas poderá realizar este processo com todos os computadores aos quais se afiliou, sem dificuldade.