
Seu telefone é a melhor ferramenta e grande aliado de comunicação. Então seu perda ou roubo, é uma verdadeira dor de cabeça.
Infelizmente ninguém está isento deste tipo de situação, sendo melhor saber o que fazer nestes casos, para evitar que utilizem o em formação que você pode conter por meio de chamadas ou mensagens.
O Código IMEI
Este é apenas um número único identificação atribuído ao seu telefone. Seria o equivalente à sua impressão digital: ninguém mais tem uma igual em todo o mundo.
É composto por um total de 15 dígitos. Deve-se observar que este número de identificação do seu equipamento não está relacionado à companhia telefônica que você assinou. Este número é atribuído ao seu equipamento a partir do momento em que é fabricado.
Os componentes do código IMEI
A estruturação do código IMEI consiste em 4 partes para chegar a esse total de 15 dígitos. Essas seções fornecem informações altamente específicas sobre sua equipe:
- O primeiro é sobre Digite o código de alocação (TAC), representado pelos seis primeiros algarismos do código. Serviria para fornecer informações suficientes para identificar o país no qual o equipamento foi fabricado.
- O Código de Montagem Final (FAC), por outro lado, é composto de apenas alguns dígitos. Quantidade suficiente para localizar o fabricante do celular.
- Já o número de série é um conjunto de seis dígitos que servem para atribuir a identificação do equipamento.
- Por fim, o código verificador completa a série de 15 números e serve para verificar o correto estabelecimento da identificação do seu celular.
Conheça o seu código IMEI
Provavelmente, você desejará ter esse número de identificação de sua equipe em mãos, caso esse tipo de situação ocorra. A fim de conheça o código IMEI do aparelho, você só precisa seguir uma série de instruções simples:
- Abra o painel de chamadas em seu telefone celular.
- Disque o código * # 06 #.
- Imediatamente o código IMEI relacionado ao seu celular deve aparecer na tela.
Existem outras maneiras de verifique o código IMEI do seu telefone, embora seja muito mais metodológico do que o anterior. Para isso, você deve:
- Entre na seção “Configurações” do seu telefone celular.
- Clique na opção “Sobre o telefone”.
- Entre agora na seção “Status”.
- Agora você deve clicar na opção “Informação IMEI”.
Dessa forma, você poderá acessar as informações de identificação exclusivas do seu telefone de uma forma mais fácil, porém burocrática.
O que fazer em caso de roubo ou extravio?
É importante que você leve em consideração um detalhe quando se trata de bloquear seu celular via código IMEI.
- É importante que você guarde este código caso tenha adquirido o telefone em loja física ou digital que não seja relacionada a uma operadora de telefonia, pois ela poderá solicitá-lo no momento do bloqueio.
- No caso de o terem adquirido directamente nos escritórios de uma empresa, deverão estar em posse do número de identificação IMEI no momento de sua solicitação de bloqueio.
Como bloquear o telefone por código IMEI?
Para isso, basta pegar um telefone emprestado e faça uma ligação À operadora da operadora de telefonia à qual sua equipe está afiliada, forneça as informações solicitadas e em questão de minutos ela será bloqueada.
Quais são as consequências do bloqueio?
Cabe ressaltar que: desta forma, o seu telefone ficará desabilitado para fazer chamadas e enviar mensagens. Mas quem o possui, ainda pode acessar o conteúdo do seu telefone: contatos, fotos, etc. Portanto, é importante que você mantenha seu telefone protegido por padrões de PIN ou senha.
Da mesma forma, se você recuperar o telefone, poderá fazer outra ligação para a operadora de telefonia para solicitar o desbloqueio do seu telefone celular.
Medidas de segurança
A segurança vem em primeiro lugar em muitas áreas da vida e, quando se trata de algo tão pessoal como o telefone celular, as medidas de precaução não fazem mal. Conheça e salve o código IMEI do seu celular.