Skip to content

Como instalar e configurar o Wine corretamente no Ubuntu Linux, passo a passo (exemplo)

24 de maio de 2021

Ubuntu é um sistema operacional Linux popular que tem sido usado por muitas pessoas ao redor do mundo. E é totalmente compreensível, pois é realmente fácil de usar, além de ser totalmente gratuito. E, como acontece com qualquer bom sistema operacional hoje, existem certas plataformas que nos permitem realizar algumas opções especiais no Ubuntu.

Uma dessas plataformas úteis é o Wine. Se você tem um computador com Ubuntu e deseja aproveitá-lo ao máximo com o Wine, não se preocupe, pois aqui mesmo nós mostramos a você como instalar e configurar o Wine corretamente no Ubuntu Linux passo a passo. Com os passos que daremos a seguir, você poderá alcançá-lo de forma fácil e rápida.

Como instalar o Wine corretamente no Ubuntu?

Sendo o Ubuntu um sistema operacional amplamente utilizado e conhecido ultimamente, não há dúvida de que quem o possui deseja aproveitar ao máximo as opções que ele oferece. Mas, embora este seja um sistema operacional de Qualidade excelente, há certas coisas que as pessoas podem perder no famoso Windows.

Alguém que esteja executando o Ubuntu pode querer baixar um aplicativo ou jogo nativo do Windows por um motivo ou outro. E é aí que o Wine entra em cena. Esta plataforma útil permite aos usuários do Ubuntu baixe, instale e execute o software Windows de sua escolha em um piscar de olhos.

Graças ao Wine, baixar programas no Ubuntu, independentemente de serem do Windows, tornou-se totalmente possível hoje. E também existem maneiras de emular o Windows em um telefone celular para executar certas tarefas.

Etapas a seguir para instalar esta plataforma corretamente

Para poder usar Wine no Ubuntu existem certos detalhes que você deve levar em consideração. Por exemplo, você deve lembrar que é necessário ter um x84 de 32 bits ou um x86 de 64 bits, além de um sistema do tipo Unix. Se você tiver esses requisitos, deverá acessar a página oficial do Wine HQ e seguir as etapas abaixo:

  • Na página mencionada acima, vá para a seção “Downloads do Wine Source”.
  • Uma vez lá, baixe o pacote de código fonte.

Isso é tudo que você precisa fazer para baixar o Wine no Ubuntu e, como você pode ver, é muito fácil. Agora, tudo que você precisa fazer é configurar o Wine para que ele possa funcionar totalmente em seu computador.

Como configurar o Wine corretamente no Ubuntu?

Embora no início possa parecer um pouco difícil configurar o Wine no Ubuntu, na verdade é bastante simples se você seguir os passos abaixo ao pé da letra. Depois de fazer o download do Wine no Ubuntu, tudo o que você precisa fazer para configurá-lo e começar a usá-lo é:

  • Abra um terminal em seu computador pressionando “CTRL + ALT + T”.
  • Uma vez lá, para habilitar a arquitetura de 42 bits e torná-la mais fácil de usar, digite o código “sudo dpkg – add-architecture i386”.
  • Ao fazer isso, você deve importar as chaves e adicioná-las ao sistema usando o comando “wget ​​-nc https: //dl.winehq.org/wine-builds/Release.key” “sudo apt-key add Release.key “.
  • Então, você precisa adicionar um repositório ao sistema digitando no terminal “sudo apt-add-repository https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/” e “sudo apt-add-repository ´deb https: //dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ artful main´ “.
  • Finalmente, o que você precisa fazer para instalar e começar a usar o Wine corretamente no Ubuntu, é inserir o seguinte código no terminal “sudo apt-get install – install-recomends winehq-stable”.

Configure o Wine no Ubuntu

Simples assim! Ao fazer isso, você já terá instalado e configurado corretamente a plataforma Wine no Ubuntu. Agora você pode baixar gratuitamente aplicativos do Windows no Ubuntuindependentemente de serem de 32 ou 64 bits, graças à excelente qualidade desta útil plataforma. E se a qualquer momento decidir que não precisa mais dele, será muito fácil desinstalar este programa do terminal.

Você também deve saber que pode baixar jogos com o Wine, mas não é a única plataforma para isso. Você pode instalar jogos do Windows no Linux usando o Steam Play. O processo também será muito simples.

Saber mais sobre o funcionamento de nossos computadores e todas as opções que eles oferecem pode ser extremamente benéfico para todos. Esperamos que todas essas informações sobre como instalar e configurar o Wine no Ubuntu ajudem você a conseguir isso e que você possa desfrutar das muitas melhorias que a tecnologia pode oferecer às nossas vidas.