Skip to content

Como ativar o novo modo nunca lento do Chrome para uma navegação mais rápida? (Exemplo)

26 de abril de 2021

Neste artigo, explicamos o que é o modo Never-Slow do Chrome e como ele o ajudaria a navegar mais rápido. Além disso, daremos algumas dicas para aumentar a velocidade do seu navegador.

O que é o modo Never-Slow do Chrome

Em meados de 2019, o usuário Alex Russel publicou uma entrada no site Chromium Gerrit em que revelou um novo recurso do Google Chrome. Ele foi projetado com o intuito de proporcionar uma experiência de navegação mais suave, rápida e leve, reduzindo o tempo de carregamento da página como nunca antes. Esta nova função recebeu o nome Nunca modo lento.

Segundo o próprio Google, esse modo experimental restringe a carga de recursos e o processamento de dados em execução, que “podem quebrar o conteúdo das páginas” sem notificar o usuário. Isso significa que o tempo de carregamento das páginas da web é reduzido ao sacrificar seu conteúdo e consegue aumentar a velocidade do Chrome.

Para ser mais específico, a função define um limite para o tamanho de alguns tipos de recursos, como scripts, fontes, css e imagens. Se algum desses recursos exceder o limite estabelecido, o navegador carregará o próximo. A seguir está a lista completa de recursos e seus respectivos limites.

O modo Never-Slow beneficiaria muito essas áreas com cobertura ruim ou que eles não têm um serviço de rede móvel eficiente, conseguindo melhorar muito o desempenho do Chrome. Mesmo assim, antes de ativá-lo, todos devemos pensar se realmente vale a pena sacrificar tanto conteúdo por mais velocidade.

Como ativar o modo Never-Slow no Google Chrome

Um ano após a publicação dessa nota, o modo Never-Slow ainda em desenvolvimento. Isso nos diz que teremos que continue esperando algum tempo até que o Google o implemente no Chrome. Enquanto isso, se você deseja navegar mais rápido na versão desktop deste navegador, a seguir forneceremos algumas recomendações que podem ajudá-lo.

Dicas para navegar mais rápido no Google Chrome

Manipule alguns parâmetros da configuração do navegador

Você pode alterar alguns aspectos que o Google Chrome configura por padrão e que diminui o desempenho para acelerar o Chrome ao máximo. Para começar, digite “chrome: // settings /” na barra de pesquisa e pressione Enter. Uma vez lá, faça o seguinte:

  1. Role para baixo até a parte inferior da guia e clique em “Configuração avançada”.
  2. Na seção “Sistema”, desative as opções “Continuar executando aplicativos em segundo plano” e “Use aceleração de hardware quando disponível.”

Agora escreva “Chrome: // sinalizadores” na barra de pesquisa e pressione Enter. Role com atenção por esta seção, pois aqui estão alguns parâmetros que podem afetar negativamente o seu navegador. Na barra de pesquisa, você escreverá as seguintes características uma por uma e aplicará as configurações que recomendamos.

logotipo do cromo com medidor de velocidade

  • Substituir lista de renderização de software (ENABLE)
  • Ícones no menu de estouro de controles de mídia (DESATIVAR)
  • Fechamento rápido da guia / janela (ENABLE)
  • Clique para abrir PDFs incorporados (DESATIVAR)
  • Rolagem suave (DESATIVAR)
  • D3D v-sync (DESATIVAR)
  • Decodificação de vídeo acelerada por hardware (ENABLE)
  • Relatório de URLs do Safesearch (DISABLE)
  • Descarte automático da guia (PADRÃO)
  • Rasterização GPU (ENABLE)

Se qualquer uma dessas mudanças alterar um recurso de que você goste, você pode revertê-lo, ligando-o ou desligando-o.

Atualize para a versão mais recente do navegador

Os desenvolvedores geralmente incluem melhorias para o Desempenho com cada atualização. É por isso que é bom que você sempre use a versão mais recente do Google Chrome.

Para verificar este tipo de parâmetro “Chrome: // settings / help” na barra de pesquisa. Quando a nova guia for aberta, o Chrome verificará automaticamente se há um atualização disponível. Se houver, ele começará a baixá-lo.

Remova as extensões de que você não precisa

Sem dúvida, as extensões adicionam funções muito úteis e interessantes ao navegador. No entanto, se você é um daqueles que tem incontáveis extensões instaladas, Você deve saber que isso influencia diretamente no desempenho do Chrome, pois ao carregar uma página, cada extensão deve realizar sua respectiva tarefa, o que aumenta o tempo de carregamento. Por outro lado, você também pode instalar extensões no Chrome que ajudam a melhorar a velocidade de navegação, mas apenas se esse for o seu propósito.

Por esse motivo, você pode visitar o menu de extensões do Chrome e excluir aquelas que você acha que não precisa mais. Você pode chegar facilmente a esta seção digitando “Chrome: // extensions /” na barra de pesquisa.