Os endereços nos quais os arquivos que inserimos em nosso computador Mac estão hospedados, são predefinidos, pois o sistema é criado pelos desenvolvedores, o que significa que estes servem para ter tudo mais organizado. Ao ter uma ordem na estrutura de armazenamento evitamos erros e confusões, esses endereços possuem nomes específicos que conhecemos muito bem.
Esses diretórios conhecidos como Documentos, Imagens, Desktop e outros são muito úteisporque com eles podemos encontrar o caminho a seguir, para obter um arquivo que queremos usar, por exemplo, procure arquivos para anexar no Apple Mail. Agora através dos comandos de execução do terminal, podemos modificar este diretório ou caminho e atribuir o que queremos; dessa forma para tornar esse acesso mais preciso da nossa parte, vejamos.
Como visualizar o conteúdo do diretório no Mac Terminal?
Os diretórios nos sistemas operacionais e Mac não são exceção, eles nos dão, como seu nome indica, um endereço ósseo, um local, no qual os dados armazenados nele são obtidos, para ver o conteúdo de um endereço ou rota do terminal , alguns comandos precisam ser digitados. Esses comandos não abrirão janelas pop-up, mas nos mostrarão no mesmo terminal o que ele contém. Podemos até ver os arquivos ou pastas ocultas que estão aqui
Para prosseguir, abrimos o terminal, que estará na seção do usuário e, em seguida, inserimos o comando “PWD”, por exemplo “imagem pwd” e nos será mostrada a rota estabelecida que seria “usuários/imagem”. Sabendo disso podemos ver o que contém digitando “LS”, “images ls” e isso mostrará tudo o que está inserido nesta pasta; Nestes exemplos veremos no terminal os nomes completos de cada arquivo, junto com seu diretório.
Como alterar o diretório no Terminal no computador Mac?
Se o que você deseja é alterar o endereço, e se localizar em um local diferente para poder acessar outro diretório, podemos fazê-lo através da entrada de comandos do terminal do sistema e também podemos usar as configurações do sistema para alcançá-loe se quisermos alterar a localização de onde estamos a partir do terminal, também podemos fazê-lo usando comandos e mover para onde queremos ir.
Quando vamos comprar um computador Mac na loja online ou física, ele vem pré-projetado, para proporcionar uma experiência confortável ao usuário, o que nos diz que a arquitetura do sistema está como deveria estarentão isso deixa claro para nós que os locais predefinidos possuem rotas fixas que podemos acessar facilmente, vamos ver como isso é feito.
Através dos comandos
Para mudar de local atual para outro, usaremos o Comando “CD” que significa Alterar diretório ou alterar diretório para isso, fazemos o seguinte, no caso de querer mudar da localização das imagens para a área de trabalho, localizada no terminal, inserimos “dc desktop” e isso nos fará ir para a localização da área de trabalho. Da mesma forma, podemos inserir o comando “LS” para saber o que ele contém e para conhecer seu caminho completo, inserimos “PWD”.
Das configurações do sistema
Para executar esta ação nas configurações do sistema, devemos primeiro acessar as configurações, isso é feito entrando no canto superior direito no símbolo da maçãentão estamos localizados na segunda opção “preferências do sistema”, onde encontraremos uma janela onde são distribuídas diferentes opções.
Nele, inserimos usuários e encontraremos todas as pastas que ele contém, ao escolher um endereço será mostrado na parte superior, por exemplo “Usuários/desktop” para alterar a localização da área de trabalho para outro endereço, você deve substituir a palavra “desktop” por “imagem”. Esta opção é muito útil se você decidir inserir rapidamente um endereço para se livrar de imagens duplicadas.
Qual é a maneira de retornar do diretório pela linha de comando?
Se você precisar retornar ao diretório anterior ao qual estava do terminal, através das linhas de comando, é simples, é como fazer a mesma coisa que foi explicada acima. Se você foi localizado em imagens e movido para o local da área de trabalho e deseja retornar à área de trabalho, deve digite o comando “CD” no terminal, que é “cd ~/image” desta forma, você retornará ao local principal.
Esta é uma maneira versátil de inspecionar e fazer modificações em seus arquivos a partir do terminal sem fazê-lo da maneira tradicional, o que nos daria mais trabalho, pois dessa forma conseguimos ter uma visão geral e precisa de todos os arquivos e como estão organizados.