Skip to content

Como alterar a taxa de bits ou taxa de bits usando o Audacity

17 de abril de 2021

Quando você escuta música, muitos elementos dela são esquecidos, como o tamanho do arquivo que contém a música, o formato e como ela é reproduzida. Isso acontece com pessoas que normalmente não prestam muita atenção à qualidade da música que ouvem, porque geralmente é visto como um problema menor ou porque eles se acostumaram a isso.

Mas há muitas pessoas que tendem a ser exigentes sobre como ouvir música, procurando Arquivos FLAC que é um dos formatos de áudio, para ouvir seus álbuns favoritos, ou tentar comprar o melhor aparelho de som da loja.

Em geral, a experiência musical é geralmente de qualidade, e é algo a que os críticos musicais e pessoas bem-educadas prestam muita atenção. É aqui que fatores como uma boa produção podem afetar muito o som de uma música, em termos de quão limpa e nítida ela soa.

E esse elemento vai em todos os pequenos elemento de uma música, assim como podem ser vozes, guitarras, baixo ou outros elementos que o integram, pois isso faz diferença na qualidade final do produto.

Além disso, na produção de um áudio ou música, existem muitos fatores que devem ser levados em consideração, como o volume, a velocidade, a profundidade e o acabamento final de uma música. Por exemplo, alguns artistas podem estar procurando um acabamento bastante retrô, enquanto outros estão procurando por algo mais limpo e sem muita distorção intermediária.

Embora, se você quiser ver o quão boa é a qualidade de um áudio apenas para seu arquivo, você pode olhar para a taxa de bits que ela tem. E, se você tiver áudio com uma taxa de bits muito baixa, você pode usar o Audacity para evitar todos os problemas de qualidade que você tem.

O que é uma taxa de bits?

Depois de muitos anos de avanços na tecnologia que nos permite ouvir música, chegamos a um ponto em que só precisamos usar nossos reprodutores digitais para ouvir música. E isso mudou absolutamente tudo que sabíamos antes da produção e controle de Limaeudê com uma música particular.

Muitas vezes, as gravações de uma música ou áudio são feitas e, em seguida, estes têm que ser compactados em um formato específico, como MP3, para que tudo pese menos e possa ser gostoso.

Mas, ao compactar uma música, é preciso levar em consideração a perda de informação que ocorre no processo de um áudio. Como basicamente cada pequeno som em uma música é um pouco de dados digitais, o fato de alguns deles estarem ausentes afeta a qualidade final do produto.

Além disso, quando uma música é tocada, vários dados são processados ​​por segundo, e é isso que também influencia a qualidade, pois quanto mais dados são reproduzidos, mais dados serão ouvidos ao mesmo tempo. Isso é chamado Taxa de bits, e pode variar enormemente dependendo do formato e da qualidade exigida para um determinado formato.

Um exemplo claro é que eles precisam 4 kbits / segundo em um formato MP3 que pelo menos torna a fala reconhecível, e se quisermos um MP3 de alta qualidade, podemos ter o máximo do formato em 320 kbits / segundo.

programa audacity

Usando o Audacity

O Audacity é um programa gratuito que permite gravar e mixar todos os tipos de áudios, e é perfeito para poder aumentar a taxa de bits em qualquer áudio que você tenha para uma finalidade específica. Para fazer isso baixe o Audacity e através do menu “Arquivo” e com “Abrir” importe o arquivo que deseja modificar.

Agora que você o abriu, “Arquivo” e, em seguida, exporte-o com o seu Formato favorito, e quando você dá para salvar o arquivo, você pode usar o “Opções” para modificar a taxa de bits em “Constante”. Você pode baixar a última versão do Audacity para desfrutar muito mais de suas funções.