Skip to content

Como abrir e controlar a abertura da íris da minha câmera (exemplo)

8 de junho de 2021

A fotografia é um habilidade altamente praticada hoje em dia requer muita prática para ser aplicado profissionalmente. Um de seus fatores é a abertura correta do diafragma, que constitui um aspecto importante da imagem.

As capturas geralmente são feitas por câmeras profissionais, mas hoje a qualidade das câmeras de telefones melhorou dramaticamente.

Isso significa que este grupo de fatores que se unem para dê a sensação de fotografia profissional também pode ser obtido por meio de um celular de última geração.

Portanto, se você deseja conhecer este fator que compõe a imagem e existe a possibilidade de manuseá-lo manualmente através do seu celular, continue lendo este artigo.

Qual é a abertura do diafragma?

Consiste em um dos conceitos básicos mais importantes da fotografia, pois é através dela que gerencia a profundidade de campo e a exposição da imagem.

As câmeras são constituídas por um aspecto denominado objetiva, dentro do qual está o diafragma, que nada mais é do que uma série de “portões” que se abrem ou fecham ajustar a passagem da luz em direção ao sensor.

Para melhor descrevê-lo, podemos compará-lo funcionalmente com a íris de nossos olhos, o que aumenta ou reduz seu tamanho para adaptar a visão à luz ambiente.

Ao usar uma câmera, de qualquer tipo, você pode tirar fotos manual ou automaticamente, configurando este parâmetro de acordo com o que você deseja capturar.

Outras funções para abrir o diafragma

Além de permitir a passagem da luz para ser capturada na imagem, o diafragma também define a profundidade de campo da imagem. Em outras palavras, por meio desse fator também é determinado de que maneira a imagem estará em foco e o que vai parecer nítido ou não.

Isso está diretamente relacionado à quantidade de profundidade que você deseja usar, porque se você aplicar um valor amplo, mais objetos em foco serão notados na imagem e vice-versa.

Gerenciando a abertura do diafragma por meio de uma câmera de telefone

Infelizmente isso Não é um aspecto que possa ser tratado manualmente pelo celular. Não importa o quão avançada seja a tecnologia implantada na câmera.

Independentemente de você manusear um dispositivo Samsung, iPhone ou Huawei. O parâmetro de abertura é algo incluído automaticamente na imagem.

No entanto, por meio dessas câmeras, se você puder manipular o grau de profundidade da fotografia. Bem, quando você pressiona um determinado ponto na tela, a câmera vai tentar focalizá-lo e dar uma aparência borrada ao resto da imagem.

Como controlar a abertura de uma câmera?

Fabricantes de câmeras profissionais, como Canon ou Nikon, podem lidar com a abertura manualmente, a fim de estabelecer o efeito desejado na fotografia. Isso é feito por meio de um valor denominado “número f”. Que dependendo de sua variação irá determinar a passagem da luz para a imagem.

Para explicar melhor, podemos estabelecer o seguinte: se o valor do “número f” é maior ou “muito aberto”. O alvo da imagem terá menos nitidez e, portanto, um efeito mais embaçado na visão geral.

Se, por outro lado, o valor do “número f” for determinado como “muito fechado” ou menor. A difração de luz apresentará problemas e afetará diretamente a nitidez ou o foco da imagem.

controlar o diafragma de uma câmera

Portanto, recomenda-se usar um valor médio. Para que os aspectos de foco, profundidade e luminosidade possam ser manipulados confortavelmente.

Desta forma, o efeito desejado pode ser obtido ao capturar uma imagem. Bem, quando combinados com outros aspectos da fotografia, eles dão uma sensação mais elaborada.

Finalmente, você só precisa começar a praticar com sua câmera em diferentes ambientes. A fim de aprender como determinar o que abertura adequada para cada objetivo.